Consultar CPF pelo nome e data de nascimento

Quer saber quais as possibilidades de consultar CPF pelo nome de uma pessoa?

Com o progresso tecnológico, dados que anteriormente só era possível   ter acesso por consulta de fichas  em setores devidamente credenciados, hoje é plenamente acessível por qualquer cidadão dentro de sua casas.

No entanto, ainda existem regras e limites para segurança de certos dados pessoais. Consultar o CPF, por exemplo, não é algo que se possa realizar como uma pesquisa comum. A menos que se lance mão de ferramentas seguras na internet.

E pode acreditar, elas já existem, e são monitoradas por vias legais, podendo ser usadas  por você, poupando-lhe tempo  e dinheiro com  consulta, pois é gratuito.  É exatamente estas opções que queremos lhe mostrar.

Consulta CPF pelo nome e data de nascimento

Colher informações sobre a situação cadastral própria, ou de outro, consultar CPF pelo nome sem estar de posse do número, torna-se praticamente impossível, pelo fato de existirem pessoas homônimas ( com mesmo nome) .

No entanto, se você estiver com número do Cadastro de Pessoas Físicas em mãos, terá a chave para conseguir informações e segunda via de seu CPF, caso por um acidente o tenha perdido ou sido roubado.

Vamos mostrar-lhe agora, o que fazer para obter esses serviços:

Meu documento foi roubado, o que farei?

Será difícil consultar um CPF utilizando apenas o nome, como já antecipamos, são milhares de pessoas com nomes idênticos, os quais por coincidência poderão ter nascido na mesma data e local. O que torna uma pessoa única é exatamente o CPF.

Uma empresa que esteja cadastrada na receita federal poderá acessar os dados para você, pelo fato de ser credenciada, possuindo o CNPJ. Este registro torna uma empresa habilitada, a fim de conhecer a situação do cliente com o qual pretende negociar.

De outro lado, também um juiz poderá autorizar, o acesso aos dados do cadastro físico de uma pessoa, para finalidades de cunho judicial. No mais, apenas empresas  credenciadas terão permissão para acessar seu documento.

MAS QUAL SERIA SUA NECESSIDADE NO MOMENTO?

Quer saber se o seu nome está limpo?

Procure uma empresa credenciada pela Receita Federal. Ao receber dados como: seu nome completo, unidade federal de nascimento ou coisa assim, poderá encontrar o seu CPF.

Não é possível fornecer elementos como, endereço ou telefone, mas, por meio do CPF, possíveis dados poderão ser acessados. No entanto, vale lembrar que a Receita só permite esta consulta para, cobranças, análise de crédito e investigação.

Em se tratando de requerimento judicial, o juiz deve dar autorização.  Depois disso, uma única pessoa comparece ao atendimento da Receita Federal com o documento de representação para obter o número.

Com este documento, é possível consultar inúmeras informações e até mesmo realizar análise de crédito em sites especializados. Esse será o inicio do processo.

Com o documento em mãos…

Depois de consultar CPF pelo nome e ter esse número em mãos, é admissível conferir de forma gratuita, dados variados no próprio site da Receita, digitando somente os dois dados requeridos pelo sistema que são: (CPF e código de verificação), basta clicar em consultar que outra tela irá surgir.

Ela mostrará a circunstância cadastral do CPF consultado, aparecendo o número do documento, nome da pessoa, e se sua situação cadastral se encontra regular ou irregular. Além do digito verificador e outras informações.

Existe outra forma de solicitar essa consulta, ela poderá ser feita por telefone, bastando ligar para a Receita Federal, por meio do número 146 e será mais bem informado.

Veja quais bancos que aprovam financiamento com score baixo.

Consultar CPF pelo nome Gratuitamente

Consulta CPF grátis

Na verdade, a consulta gratuita só pode ser realizada pelo próprio titular, para a consulta de terceiros é necessário pagar. A análise do CPF pode apontar se há restrições de crédito no nome do titular, em cartão ou cheque, ou outros casos. Algumas empresas no Brasil realizam este tipo de consulta dentre elas  estão a Experian e Boa Vista dentre outras

Esteja precavido contra os golpes

Há sites dizendo que você poderá consultar seu CPF grátis, mas não acredite nisso! Trata-se de anuncio mentiroso!

Existem sim, múltiplos sites que disponibilizam esse tipo de serviço para pessoas jurídicas, mas todos são pagos.

2ª VIA DO CPF COMO CONSEGUIR

Caso necessite da segunda via do CPF, e decorou seu número ou tem registrado em determinado lugar, é possível conseguir quase tudo pela internet. Você poderá ter acesso por meio do sistema implantado recentemente no site da Receita Federal.

Trata-se de consulta semipresencial, o nome dado, a esta forma de  solicitar o CPF ,  porque a pessoa faz  parte da ação em um estabelecimento físico e a outra parte pela internet.

Após ter feito todo o processo, você deverá ir ainda até as agências bancarias ou correio, como lhe detalharemos a seguir:

ADIQUIRINDO A SEGUNDA VIA DO CPF EM AGÊNCIAS CREDENCIADAS:

Caso não possua ainda o CPF ou esteja inseguro quanto a solicitação da segunda via pela internet, esta também é uma opção válida. Você poderá seguir as dicas que deixamos logo abaixo, elas te orientarão como proceder, quer seja para continuar o processo iniciado pela internet, ou fazer pela primeira vez o cadastro:

1 – A qual lugar devo ir ?

Aos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Lá você poderá solicitará seu CPF ou a segunda via dele.
2- O Que devo levar?

RG, ( Registro Geral, carteira de identidade ).  É bom precaver-se e ter também outros documentos na bolsa como, Comprovante de residência.
3- Chegando lá, a quem procuro?

Lá você pede a orientação de um guarda ou atendente para direcioná-lo ao setor onde será atendido. Eles consultarão seu CPF pelo nome, RG e data de nascimento e apresentarão a você um protocolo.  Com ele você poderá emitir a segunda via online.

4- Como faço para imprimir meu CPF?

Após acessar no computador o site da Receita Federal, você deve clicar na opção que aparece a frase: “Imprimir Comprovante de Inscrição no CPF utilizando Código de Atendimento”. Depois, escolha o local de atendimento, o código fornecido, a sua data de nascimento e a data em que foi acolhido;

Clique em “Consultar” e veja o número do seu documento. Então agora é só imprimir. Você pode tirar impresso um comprovante do número e conservar na carteira. Pode também solicitar que seja colocado o numero do CPF em sua carteira de identidade.

É bom refletir sobre a importância de seu CPF.  Ele te torna uma pessoa única para o governo e ainda é sua chave de segurança em diferentes ocasiões.

No mais, na hora de declarar seu imposto de renda ou buscar seus direitos, é indispensável ter o número do seu CPF em mãos.

Anote-o sempre. E, se razoável, o tenha decorado. Em nosso país, o número do CPF também está inserido na Carteira de Habilitação.

MAS AFINAL DE CONTAS, PARA QUE SERVE MEU CPF?

O CPF, trata-se de um documento providenciado pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda a partir de arquivamento de  dados  com as informações de contribuintes vinculados à inscrição no cadastro de pessoas físicas.

É possível ter um CPF com qualquer idade, até mesmo recém-nascidos.

Serve para identificar os cidadãos junto a Receita Federal com a finalidade de coletar tributos.

Este documento é largamente usado em organizações públicas e privado, como em Agências bancárias, em órgãos de governos e empresas particulares de uma forma geral. Tais órgãos usam o CPF como chave de identificação de pessoas físicas.

Caso o cidadão não consiga, bancar com o pagamento de parcelas das compras efetuadas, faturas ou outros financiamentos, é pelo número do CPF que eles têm o seu nome protestado.

O mesmo ocorre por causa de dívidas ou irregularidades fiscais, como sonegamento de impostos entre outros.