Chip não aprovisionado: como resolver?
O cartão SIM, também conhecido como chip, é um pequeno item que colocado no nosso aparelho celular para realizar chamadas, receber chamadas e, também, utilizar a internet móvel. No entanto, você já ouviu a expressão “chip não aprovisionado”? Isso quer dizer que seu aparelho não foi capaz de reconhecer esse objeto.
As causas podem ser as mais variadas, mas sempre há uma solução para isso. Na maior parte dos casos, apenas algumas atitudes simples podem mudar completamente a situação. Ainda assim, é preciso averiguar as informações que você possui e tentar modificar o estado do aparelho para fazer com que o cartão SIM funcione.
7 formas de resolver o problema de Chip não aprovisionado
Cartão não aprovisionado: limpando
Às vezes, o erro que estamos cometendo com o nosso cartão SIM é tão pequeno que pode consistir em um gesto extremamente simples: limpá-lo. Em alguns casos, quando tocamos a parte do chip com o dedo gorduroso ou suado, podemos acabar atrapalhando o seu funcionamento ao inseri-lo no aparelho.
O ideal é que, se o seu celular não reconhecer o cartão SIM, entregando um status de cartão não aprovisionado, você o remova do aparelho e passe um pano de algodão na parte metálica. Em seguida, basta inserir na parte destinada para o uso e fazer o teste por mais uma vez.
Reiniciando o celular
São muitas as vezes em que o nosso celular acaba por não reconhecer determinados tipos de dispositivos inseridos de uma vez só. Por isso, é muito provável que, ao reiniciar o seu aparelho, você consiga permitir que a situação do chip volte ao normal e, consequentemente, possa utilizá-lo.
Para reiniciar o celular, basta pressionar a tecla lateral ou traseira do seu celular por poucos segundos até que apareça o menu na tela. Clique em “reiniciar” e espere que o aparelho ligue novamente. Depois disso, é só conferir se o chip não aprovisionado teve a situação resolvida.
Ativando o cartão SIM
Atualmente, quando compramos um cartão SIM, é muito comum que ele não possa ser ativado de maneira automática. Por muitas vezes, será necessário ligar para um número específico da sua operadora e realizar a ativação por meio de um atendente virtual ou por um funcionário encaminhado para esse setor.
Para saber se o seu chip não aprovisionado acabou chegando a esse estado por falta de ativação, busque se informar com a sua operadora. Também é possível tentar enviar uma mensagem de texto ou simplesmente ir até o site da operadora para realizar uma ativação.
Testando o outro slot do cartão SIM
Na maior parte dos casos, os smartphones atuais entregam mais de uma opção para inserir o seu chip telefônico. Se isso se aplicar à sua situação, que tal testar a outra entrada para verificar se a anterior estava com algum defeito? Talvez o problema esteja exatamente aí.
Para fazer essa troca, será necessário remover a tampa traseira do aparelho com ele desligado ou, caso a bateria não seja removível, basta abrir o compartimento lateral do celular com a ajuda de uma chave metálica, que virá com o aparelho. Em seguida, basta trocar o cartão SIM de lugar.
Chip não aprovisionado: tentando outro dispositivo
Em outros casos, um pouco mais específicos do que os anteriores, é possível que o chip não aprovisionado seja proveniente de um erro no próprio aparelho celular. Dessa forma, para ter a certeza de que a situação será resolvida, tente utilizar outro smartphone para fazer o teste.
Para que isso seja possível, ejete o cartão SIM com segurança e coloque-o em outro aparelho. Depois, ligue-o e verifique como anda o sinal de rede. Se o problema persistir, tente as próximas opções que serão apresentadas nesta lista.
Ligando para a operadora
Se você testou os métodos anteriores, mas o chip não aprovisionado persiste no seu aparelho, então será necessário tomar uma medida um pouco mais severa: ligar para a operadora. Por ser a fornecedora principal do cartão SIM, ela poderá prestar alguns esclarecimentos a respeito da sua linha.
O ideal é que você ofereça paciência com relação ao atendimento. Ficar com raiva não será a melhor das situações e poderá agravar ainda mais o problema. Em alguns casos, tudo poderá ser resolvido em apenas alguns minutos, permitindo que o seu chip seja liberado em poucos instantes.
Trocando o chip
Se você chegou até aqui, tentou todas as alternativas, mas, ainda assim, o chip não aprovisionado persistiu, então está na hora de tomar uma medida drástica: livrar-se do cartão SIM atual. Em alguns casos, no ato da compra, ele pode ter sido adquirido danificado e o problema não será resolvido de maneira alguma.
Dependendo do local onde você tenha adquirido o item, é possível solicitar o reembolso mediante explicações. Não aceite ficar com um produto danificado e solicite outro cartão SIM para que você possa utilizar em ligações ou, até mesmo, para navegar na internet móvel.