É possível encontrar uma pessoa pelo nome?

É muito provável que você tenha conhecido alguém, mas acabou esquecendo de perguntar o seu número de telefone ou simplesmente não deu tempo de descobrir onde ela morava. Pensando nisso, será que é possível encontrar uma pessoa pelo nome? Ou essa seria apenas mais uma tarefa impossível?

Ainda que pareça um método um pouco mais distante daquilo a que estamos acostumados, encontrar alguém sabendo apenas o seu nome é realmente possível. No artigo abaixo, você conseguirá descobrir quais são os principais métodos utilizados para isso e, principalmente, como colocá-los em prática caso seja necessário.

Como encontrar uma pessoa pelo nome?

encontrar uma pessoa pelo nome

Assim como dito anteriormente, é sim possível encontrar uma pessoa sabendo apenas o nome, ou melhor, o seu primeiro nome. Mesmo que isso possa até parecer um truque de mágica, alguns métodos já são testados e comprovados, podendo ser bem útil para quem está buscando uma determinada pessoa há algum tempo, mas sem sucesso.

Antes de mais nada, você precisará saber qual é o nome dessa pessoa. Sem ele, o método não poderá ser executado e, consequentemente, você não terá a oportunidade de encontrar quem procura. Se esse indivíduo for alguém que tenha conhecido em algum momento e saiba a sua fisionomia, tudo ficará ainda mais simples.

Para encontrar uma pessoa pelo nome, anote em algum lugar quais são as suas principais características físicas, para que não venha a esquecer em algum momento. Além disso, se tiver encontrado-a em algum momento de sua vida, como trabalho ou escola, as informações também serão úteis para ajudar na busca.

Se você quer mesmo encontrar uma pessoa, tente responder a alguma perguntas como:

  • Vocês possuem amigos em comum?
  • Onde você a conheceu?
  • A pessoa em questão comentou sobre o trabalho ou algum local que frequenta?
  • Você sabe a cidade onde ela mora?
  • Onde essa pessoa estudou?
  • Será que ela possui redes sociais?

Levando o método adiante

Agora que você já se fez algumas perguntas, para encontrar uma pessoa pelo nome será necessário levantar mais alguns pontos relevantes. As respostas que você conseguir obter, conforme informado anteriormente, serão o seu guia para estabelecer um caminho mais fácil ou mais difícil.

Se você possui amigos em comum, será interessante perguntar a eles mais sobre aquela pessoa, incluindo o seu sobrenome. Também é possível dar uma olhada nas redes sociais desses amigos em comum e inserir o nome que você já sabe na barra de busca. Esse método pode oferecer, sim, muito sucesso.

Caso tenham se conhecido em um lugar específico, é provável que essa mesma pessoa tenha um hábito de ir até lá. Você poderá ir ao local no horário em que se encontraram da última vez, ou um pouco antes, apenas para se certificar de que irá encontrá-la.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Seja sempre gentil e pouco invasivo em suas perguntas, afinal, nenhuma pessoa quer ter a sensação de que está sendo perseguida. Sendo assim, se você quer encontrar uma pessoa pelo nome, será necessário colocar a mão na massa e fazer as suas buscas.

Encontrando uma pessoa pelas redes sociais

Talvez um dos métodos mais rápidos para encontrar alguém colocando apenas o seu nome seja utilizando as redes sociais. Atualmente, são raras as pessoas que não possuem uma conta no Facebook, Instagram ou Twitter. Dessa forma, basta inserir o nome de quem está procurando na barra de buscas.

Dependendo da plataforma utilizada, ainda é possível utilizar alguns filtros, como “cidade”, que irá fazer com que muitas opções desnecessárias sejam eliminadas da sua lista de busca. Isso ajudará, e muito, a permitir que você encontre alguém pelo nome sem maiores dificuldades.

No ano de 2018, o Facebook registrou mais de 2 bilhões de usuários, o que quer dizer que uma boa parcela da população mundial tem dedicado o seu tempo à rede social. Pensando nisso, utilize todos os seus conhecimentos sobre a pessoa que está procurando para encontrá-la nessa rede com maior facilidade.

Como encontrar uma pessoa pelo nome na internet

Agora que você já sabe que as redes sociais podem ser utilizadas para encontrar uma pessoa pelo nome, você deverá utilizar a internet a seu favor. Em muitos casos, é possível utilizar sites de pesquisa para tentar encontrar esse determinado indivíduo sem maiores esforços.

Dependendo do nível de popularidade da pessoa, você conseguirá encontrá-la em alguma das primeiras páginas do Google, por exemplo. No entanto, esse pode ser um método mais cansativo e um pouco mais falho, visto que o buscador poderá exibir centenas de milhares de resultados.

Se você possuir o sobrenome da pessoa em questão, é muito provável que obtenha mais sucesso na hora de fazer a pesquisa. Certifique-se de olhar na aba “imagens” do buscador para tentar, ao menos, encontrar algum link que esteja relacionado com aquela pessoa que você está buscando.