Chip não registrado na rede: como resolver?

Em algum momento da sua vida utilizando aparelhos eletrônicos, é bem provável que tenha acabado encontrando algum erro como o “chip não registrado na rede”. Se está passando por isso agora, então está no lugar certo. Por meio de algumas atitudes simples, é possível resolver o problema, como em um piscar de olhos.

No entanto, não é necessário ficar muito preocupado. Na maior parte dos casos, o problema pode ser resolvido por meio de gestos simples, como reiniciar o celular ou esperar alguns minutos. Ainda assim, confira as principais maneiras de resolver esse incômodo tecnológico.

7 formas de resolver o problema de chip não registrado na rede

Chip não registrado na rede

Reiniciar o aparelho

É muito comum que entremos em desespero quando o nosso aparelho celular não atende às expectativas e acaba apresentando o erro “chip não registrado na rede”. Ainda assim, um gesto muito simples, como reiniciar o seu celular, pode acabar resolvendo essa situação em um piscar de olhos.

Para reiniciar o seu celular, o processo é muito simples: basta pressionar a tecla lateral ou traseira de menor tamanho e esperar o menu aparecer. Nesse menu, haverá a opção “reiniciar”. Depois, é só verificar a situação.

Remover o chip

Outro erro muito comum que pode causar o “chip não registrado na rede” é o mal posicionamento do cartão SIM em sua base. Por isso, sempre que for posicioná-lo na bandeja, o ideal é verificar se não há folgas em suas laterais para que ele não acabe “escapando” e não funcionando.

Para remover o chip, você precisará remover a tampa do celular ou abrir o compartimento lateral do aparelho. Depois, procure pelas bandejas de cartão SIM e remova-o. Coloque-o novamente, verificando se está bem posicionado e ligue o celular por mais uma vez. Talvez o seu problema já esteja resolvido depois disso!

Escolher uma rede manualmente

Nem sempre os nossos aparelhos são capazes de reconhecer a rede aplicada neles. No entanto, existe uma maneira de se livrar do “chip não registrado na rede” e escolher uma manualmente. O procedimento é extremamente simples, não demora e não irá causar qualquer transtorno.

Para realizá-lo, será preciso abrir as configurações do smartphone ou os ajustes do celular. Em seguida, busque pela parte de “configurações de redes móveis”. Depois disso, busque pela opção “Operadoras de Rede”. Assim, o seu celular poderá fazer uma busca mais ampla e mostrar todas as operadoras que estão disponíveis. Basta escolher a sua.

Colocar no “modo avião”

Você já ouviu falar no “modo avião” disponibilizado em todos os aparelhos celulares? Não? Então ele pode ser o salvador e resolver o problema de “chip não registrado na rede”. Muito embora esse modo só seja usado em alguns casos específicos, ativá-lo e desativá-lo em seguida pode ser uma boa ideia.

Para que você possa utilizá-lo da maneira correta e resolver o erro informado no smartphone, basta buscar o menu suspenso do seu aparelho. Lá, haverá a opção “modo avião”. Selecione-o para que fique ativo. Espere cerca de 1 minuto e, em seguida, desligue. Pronto, o processo está concluído.

Atualizar o sistema operacional

Você já atualizou o seu sistema operacional hoje? Essa ausência de atualização por parte do usuário pode não apenas gerar o erro de “chip não registrado na rede”, mas também causar outros transtornos que podem vir a ser inconvenientes durante a utilização do aparelho. Por isso, você precisa estar sempre atento.

Para que seja possível realizar uma atualização, o ideal é se manter conectado em uma rede WI-FI para garantir a transferência de dados. No menu, você deve procurar a aba “Sobre o Dispositivo” ou “Geral”. Em seguida, selecione “Atualizações”. Caso haja alguma disponível, basta iniciá-la para resolver o problema.

Verificar a cobertura da operadora

Já parou para pensar que a sua operadora pode não ter cobertura na área onde você está naquele exato momento? Esse é um problema muito recorrente, principalmente para quem viaja para zonas rurais. Caso isso tenha acontecido, talvez o problema não seja tão grave quanto o esperado.

Ainda assim, antes de sair em viagem, procure saber quais são as áreas de cobertura disponibilizadas pela sua operadora. Para isso, será possível consultar os sites, artigos na internet ou simplesmente ligar para o número dela. Tire suas dúvidas e garanta que o erro de “chip não registrado na rede” fique bem longe.

Fiscalizar o estado do chip

Por fim, mas não menos importante, você já parou para pensar que o problema com a falta de registro de rede pode estar relacionado com as más condições do seu chip? Sim, estamos falando do próprio cartão SIM que pode ter sido danificado durante o manuseio do usuário.

Muitas vezes, alguma ranhura ou simplesmente uma marca de gordura ou suor pode ser a principal causadora do “chip não registrado na rede”. Sendo assim, remova o chip para verificar se esse é o problema. Caso contrário, compre um novo cartão SIM.