O que é uma VPN e para que serve?

O que é uma VPN e para que serve? Como vivemos em um mundo conectado, a segurança e a privacidade são essenciais para garantir nossa segurança pessoal contra hacks nefastos. De banco online à comunicação com colegas de trabalho diariamente, agora estamos transferindo dados com frequência em nossos computadores e smartphones.

É extremamente importante encontrar formas de proteger nossa vida digital e, por isso, as VPNs estão se tornando cada vez mais comuns.

 

O que é VPN?

Uma rede privada virtual é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura em uma rede menos segura entre seu computador e a Internet. Ele protege sua privacidade permitindo que você anonimamente pareça estar em qualquer lugar que você escolher.

Uma VPN é benéfica porque garante um nível adequado de segurança e privacidade para os sistemas conectados. Isso é extremamente útil quando a infraestrutura de rede existente sozinha não pode suportá-lo.

Quando o seu computador está conectado a uma VPN, o computador age como se também estivesse na mesma rede que a VPN. Todo o seu tráfego online é transferido por uma conexão segura para a VPN. O computador se comportará como se estivesse nessa rede, permitindo que você obtenha acesso seguro aos recursos da rede local.

Independentemente de sua localização, você receberá permissão para usar a Internet como se estivesse presente no local da VPN. Isso pode ser extremamente benéfico para indivíduos que usam uma rede Wi-Fi pública ou hotspots Wi-Fi públicos.

Portanto, quando você navega na Internet em uma VPN, seu computador entrará em contato com o site por meio de uma conexão criptografada. A VPN então encaminhará a solicitação para você e a resposta do site de volta por meio de uma conexão segura.

VPNs são realmente fáceis de usar e são consideradas ferramentas altamente eficazes. Eles podem ser usados ​​para uma ampla variedade de coisas. Os tipos mais populares de VPNs são VPNs de acesso remoto e VPNs site a site.

 

O que é uma VPN de acesso remoto?

Uma VPN de acesso remoto usa infraestrutura pública como a Internet para fornecer aos usuários remotos acesso seguro à sua rede. Isso é particularmente importante para organizações e suas redes corporativas. É crucial quando os funcionários se conectam a um hotspot público e usam a Internet para enviar e-mails relacionados ao trabalho.

Um cliente VPN, no computador ou dispositivo móvel do usuário, se conecta a um gateway VPN na rede da empresa. Esse gateway normalmente exigirá que o dispositivo autentique sua identidade.

Em seguida, ele criará um link de rede de volta para o dispositivo que permite que ele alcance os recursos da rede interna, como servidores de arquivos, impressoras e intranets, como se estivesse na mesma rede local.

Ele geralmente depende do Internet Protocol Security ou Secure Sockets Layer para proteger a conexão. No entanto, VPNs SSL também podem ser usados ​​para fornecer acesso seguro a um único aplicativo, em vez de a uma rede interna inteira.

Algumas VPNs também fornecem acesso de Camada 2 à rede de destino; eles exigirão um protocolo de encapsulamento como o protocolo de encapsulamento ponto a ponto ou o protocolo de encapsulamento de camada 2 em execução na conexão IPsec base.

 

O que é VPN site a site?

Isso ocorre quando a tecnologia VPN usa um dispositivo de gateway para se conectar a toda a rede em um local para uma rede em outro local. A maioria das VPNs site a site que se conectam pela Internet usa IPsec.

Em vez de usar a Internet pública, também é normal usar nuvens de comutação de rótulos multiprotocolo de carreira como o principal transporte para VPNs site a site.

VPNs são geralmente definidos entre computadores específicos e, na maioria dos casos, são servidores em data centers separados. No entanto, novas situações de acesso híbrido agora transformaram o gateway VPN na nuvem, normalmente com um link seguro do provedor de serviços em nuvem para a rede interna.

Se você não sabe o que é uma VPN, recomendamos este artigo para não utilizar serviços gratuitos: 5 razões para não usar VPNs Gratuitas

 

O que é uma VPN móvel?

Uma VPN tradicional pode afetar a experiência do usuário quando aplicada a dispositivos sem fio. É melhor usar uma VPN móvel para evitar velocidades mais lentas e perda de dados. Uma VPN móvel oferece um alto nível de segurança para os desafios da comunicação sem fio.

Ele pode fornecer a dispositivos móveis acesso seguro a recursos de rede e aplicativos de software em suas redes sem fio. É bom usar quando você está enfrentando lacunas de cobertura, roaming entre redes, problemas de largura de banda ou vida útil limitada da bateria, memória ou poder de processamento.

As VPNs móveis são projetadas e otimizadas para garantir uma experiência perfeita do usuário quando os dispositivos estão trocando de rede ou saindo da cobertura.

Geralmente, ele ocupa menos memória e, por isso, também requer menos poder de processamento do que uma VPN tradicional. Portanto, permite que seus aplicativos sejam executados com mais rapidez enquanto a bateria pode durar mais.

Uma VPN móvel é uma ferramenta interessante, pois aumenta a privacidade, a satisfação do usuário e a produtividade, ao mesmo tempo que reduz problemas de suporte imprevistos causados ​​por problemas de conectividade sem fio.

O uso crescente de dispositivos móveis e conectividade sem fio torna mais importante garantir que seus dados sejam transferidos por uma rede segura. Ele permitirá que você acesse a Internet, mantendo-se protegido por um firewall que protege suas informações privilegiadas.

Veja também: Melhores VPNs para iPhone de 2020

 

Quem precisa de VPN?

Pessoas que acessam a internet de um computador, tablet ou smartphone se beneficiarão com o uso de uma VPN. Um serviço VPN sempre aumentará sua segurança criptografando e tornando anônima todas as suas atividades online.

As comunicações que acontecem entre o servidor VPN e seu dispositivo são criptografadas, portanto, um hacker ou site que esteja espionando você não saberá quais páginas da web você acessa.

Eles também não poderão ver informações privadas como senhas, nomes de usuário e dados bancários ou de compras e assim por diante. Qualquer pessoa que deseja proteger sua privacidade e segurança online deve usar uma VPN.

 

Como escolher um serviço VPN?

Existe uma vasta gama de serviços VPN na Internet. Alguns são serviços VPN gratuitos, mas os melhores exigem uma assinatura mensal. Antes de decidir baixar uma VPN, certifique-se de considerar esses fatores para entender uma VPN.

Custo:  VPNs não são muito caros, mas variam de fornecedor para fornecedor. Se sua principal preocupação é o preço, escolha algo barato ou um serviço VPN gratuito – como Spotflux Premium VPN ou AnchorFree Hotspot Shield Elite.

Os servidores gratuitos costumam ser mais lentos e, como a maioria é compatível com anúncios, eles colocam anúncios nas páginas online que você acessa. Outros podem até limitar a velocidade de sua conexão, bem como seu tempo online ou a quantidade de dados transferidos.

Também é importante observar que os principais provedores de VPN oferecem recursos de segurança mais fortes para garantir que você esteja digitalmente seguro. Ao selecionar um serviço VPN pago, sempre se certifique de verificar em quais países os servidores operam.

Confiabilidade:  selecione uma VPN que seja confiável e leia os comentários para se certificar de que ela é capaz de protegê-lo, fornecendo privacidade online suficiente.

Alta segurança:  Uma VPN eficaz terá os seguintes recursos de segurança: criptografia de 128 bits, servidores DNS anônimos e ausência de registros de conexão.

Artigo recomendado: Evite baixar uma VPN ruim

 

Existe algum limite de largura de banda?

Muitas vezes, isso pode estar vinculado ao preço; pagar mais geralmente fornecerá mais largura de banda com acesso mais rápido à Internet.

Existem aplicativos VPN para telefones e tablets Android, iOS? Os aplicativos para dispositivos Android e iOS também são vulneráveis, portanto, certifique-se de que seu servidor VPN seja compatível com um aplicativo VPN.

Para garantir a privacidade, você deseja ter certeza de que possui uma VPN que não armazena registros online. Alguns servidores fornecem proteção contra vírus e spyware, e recursos como esses podem aumentar significativamente sua segurança online.

Usar um serviço VPN sem logs fornecerá a você um grau mais alto de segurança. Ele pode protegê-lo da vigilância geral do governo e impedir que seu provedor de serviços de Internet conheça sua atividade online.