5 razões para não usar VPNs Gratuitas

5 razões para não usar VPNs Gratuitas – Leve sua privacidade e segurança a sério para evitar malware, rastreamento de anúncios e conexões lentas que vêm com opções de VPN gratuitas.

Cuidado ao usar VPNs gratuitas

Encontrar uma boa rede privada virtual está ficando complicado. O mercado continua a crescer à medida que as pessoas trabalham em casa e assinam serviços de streaming, mais do que nunca, devido à pandemia de coronavírus em curso. Novos participantes estão constantemente entrando no mercado e prometendo melhores recursos, com velocidades mais rápidas a um custo menor.

Embora as VPNs gratuitas sejam uma opção popular para compradores com desconto, novos problemas de segurança ilustram por que vale a pena pagar por esse conjunto de tecnologias que criptografam seus dados enquanto você navega online. Resumindo, VPNs gratuitas nunca são o caminho certo a seguir. 

Em julho, por exemplo, o provedor de VPN UFO VPN com sede em Hong Kong estava entre os sete VPNs gratuitos que mantinham informações detalhadas sobre seus usuários, descoberto pela Comparitech.

Um banco de dados de logs de uso – incluindo credenciais de conta e informações de identificação de usuário potencialmente – foi exposto, destacando porque você nunca pode realmente confiar nas declarações sem logs de uma VPN. Para piorar a situação, mais seis VPNs, todos aparentemente compartilhando uma infraestrutura “marca branca” comum com OVNIs, também registravam dados.

É útil pensar em uma boa VPN como um guarda-costas de sua conta bancária. Quando você dá um passeio pelas ruas movimentadas de Wi-Fi público, sua VPN protege você de batedores de carteira de senha e o mantém fora de áreas inseguras.

Você confia em sua VPN com suas informações mais preciosas. Talvez até da sua família também. Portanto, quando um provedor de VPN se oferece para proteger sua vida digital gratuitamente, a primeira pergunta que você deve se fazer é: O que eles ganham com isso?

Qualquer que seja a rede privada virtual que você escolher, aqui estão cinco razões pelas quais você nunca deve usar uma VPN gratuita.

Artigo recomendado: 5 razões para não usar VPNs Gratuitas

1 – VPNs gratuitas simplesmente não são tão seguras

Como nosso site irmão Download.com relatou anteriormente, VPNs gratuitas podem ser muito perigosas. Por quê? Porque para manter o hardware e a experiência necessários para grandes redes e usuários seguros, os serviços VPN têm contas caras a pagar.

Como um cliente VPN, você paga por um serviço premium com seus dólares ou paga por serviços gratuitos com seus dados. Se você não está pedindo à mesa, está no menu.

Cerca de 86% dos aplicativos VPN gratuitos em Android e iOS – representando milhões de instalações – têm políticas de privacidade inaceitáveis, que vão desde uma simples falta de transparência ao compartilhamento explícito de dados do usuário com autoridades chinesas, de acordo com duas investigações independentes de 2018 sobre o Grátis Aplicativos VPN de Top10VPN. Outros 64% dos aplicativos não tinham presença na web fora das páginas da loja de aplicativos e apenas 17% responderam aos e-mails de suporte ao cliente. 

Em junho de 2019, a Apple supostamente derrubou o martelo sobre aplicativos que compartilham dados do usuário com terceiros. Mas 80% dos 20 principais aplicativos VPN gratuitos na App Store da Apple parecem estar quebrando essas regras, de acordo com uma atualização de julho de 2019 na investigação Top10VPN.

Em agosto de 2019, 77% dos aplicativos sinalizados como potencialmente inseguros no Top10VPN VPN Ownership Investigation – e 90% daqueles sinalizados como potencialmente inseguros no Free VPN Risk Index – ainda representam um risco. 

“Os downloads do Google Play de aplicativos que sinalizamos como potencialmente inseguros aumentaram para 214 milhões no total, disparando 85% em seis meses”, diz o relatório. “As instalações mensais da App Store se mantiveram estáveis ​​em cerca de 3,8 milhões, o que representa um aumento relativo, já que esse total foi gerado por 20% menos aplicativos do que no início do ano, pois vários aplicativos não estão mais disponíveis.”

No Android, 214 milhões de downloads representam muitos dados de login do usuário, coletados de voluntários involuntários. E qual é uma das coisas mais lucrativas que se pode fazer com uma grande quantidade de dados de login do usuário? 

2 – Você pode detectar malware 

Vamos tirar isso do caminho agora: 38% das VPNs Android gratuitas contêm malware, descobriu um estudo da CSIRO. E sim, muitas dessas VPNs gratuitas eram aplicativos altamente avaliados com milhões de downloads. Suas chances de pegar um bug desagradável são maiores do que uma em três. 

Portanto, pergunte-se o que custa menos: um serviço VPN de qualidade por cerca de cem dólares por ano ou a contratação de uma empresa de recuperação de roubo de identidade depois que algum idiota rouba o login da sua conta bancária e o número do seu seguro social?

Mas isso não poderia acontecer com você, certo? Errado. Os ataques de ransomware móvel estão disparando. A Symantec detectou mais de 18 milhões de instâncias de malware móvel apenas em 2018, constituindo um aumento de 54% nas variantes ano a ano. E no ano passado, a Kaspersky observou um aumento de 60% nos cavalos de Troia para roubo de senhas. 

Mas o malware não é a única maneira de ganhar dinheiro se você estiver executando um serviço VPN gratuito. Existe uma maneira ainda mais fácil. 

3 – O ad-valanche

As práticas agressivas de publicidade de VPNs gratuitas podem ir além de serem atingidas por alguns pop-ups irritantes e rapidamente entrar em um território perigoso. Alguns VPNs furtam rastreadores de veiculação de anúncios através das brechas nos recursos de leitura de mídia do seu navegador, que então permanecem em sua trilha digital como um diretor de prisão em um remake de grau B de Escape from Alcatraz.

O HotSpot Shield VPN ganhou notoriedade dolorosa por tais alegações em 2017, quando foi atingido com uma reclamação da FTC por violações exageradas de privacidade na veiculação de anúncios.

Os pesquisadores da Carnegie Mellon University descobriram que a empresa não só tinha um backdoor embutido usado para vender secretamente dados para redes de publicidade terceirizadas, mas também empregava cinco bibliotecas de rastreamento diferentes e realmente redirecionava o tráfego do usuário para servidores secretos. 

Quando a história estourou, a empresa-mãe do HotSpot, AnchorFree, negou as descobertas dos pesquisadores em um e-mail para a Ars Technica: “Nunca redirecionamos o tráfego de nossos usuários para recursos de terceiros em vez dos sites que pretendiam visitar.

A versão gratuita de nosso Hotspot A solução Shield afirma aberta e claramente que é financiada por anúncios; no entanto, não interceptamos tráfego nem com a versão gratuita nem com a versão premium de nossas soluções. “

Desde então, a AnchorFree oferece relatórios anuais de transparência, embora seu valor ainda dependa do leitor.

Mesmo que a possível fraude de cartão de crédito não seja uma preocupação, você não precisa de pop-ups e ad-lag pesando sobre você quando você já tem que lidar com outro grande problema com VPNs gratuitas.

4 – Buffer … buffering … buffering

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas obtêm uma VPN é para acessar seus serviços de assinatura favoritos – Hulu, HBO, Netflix – quando viajam para países onde essas empresas bloqueiam o acesso com base em sua localização.

Mas de que adianta acessar o conteúdo de vídeo bloqueado geograficamente pelo qual você pagou se o serviço VPN gratuito que você está usando é tão lento que você não consegue assisti-lo?

Sabe-se que algumas VPNs gratuitas vendem sua largura de banda, potencialmente colocando você na armadilha legal para qualquer coisa que façam com ela. O caso mais famoso disso foi o Hola, que foi pego em 2015 roubando silenciosamente a largura de banda de seus usuários e vendendo-a, no estilo mercenário, para qualquer grupo que desejasse implantar sua base de usuários como um botnet.

Naquela época, o CEO da Hola, Ofer Vilenski, admitiu que havia sido conquistado por um “spammer”, mas afirmou em uma longa defesa que essa colheita de largura de banda era típica para esse tipo de tecnologia.

“Presumimos que, ao afirmar que Hola é uma rede [ponto a ponto], estava claro que as pessoas estavam compartilhando sua largura de banda com a rede da comunidade em troca de seu serviço gratuito”, escreveu ele.  

Se ser pressionado a entrar em serviço como parte de um botnet não é suficiente para atrasá-lo, os serviços VPN gratuitos também costumam pagar por menos servidores. Isso significa que o tráfego geralmente fica oscilando por mais tempo entre servidores distantes e superlotados ou até mesmo esperando atrás do tráfego de usuários pagos.

Para completar, os sites de streaming por assinatura são experientes para aqueles que tentam acessar seus serviços de vídeo gratuitamente. Esses serviços bloqueiam rotineiramente muitos endereços IP que eles identificaram como pertencentes a aproveitadores que saltam catracas.

As VPNs gratuitas não podem investir em uma longa lista de endereços IP novos para seus usuários da mesma forma que um serviço VPN pago.

Isso significa que você pode nem mesmo conseguir entrar em um serviço de mídia por assinatura pelo qual pagou, se sua VPN gratuita estiver usando um lote obsoleto de IPs. Boa sorte para carregar o HBO Max nessa conexão.

5 – As opções pagas ficam melhores o tempo todo

A boa notícia é que existem muitas VPNs sólidas no mercado que oferecem uma variedade de recursos, dependendo de suas necessidades e orçamento. Você pode navegar em nossas classificações e análises para encontrar o serviço VPN certo para você. Se você está procurando por algo específico para celular, reunimos nossos favoritos para 2020.

Veja nosso outros posts e aproveite para compartilhar com seus amigos.