Evite baixar uma VPN ruim – Bandeiras vermelhas são sinais de alerta

Evite baixar uma VPN ruim – Bandeiras vermelhas são sinais de alerta – As empresas de rede privada virtual de má qualidade costumam espalhar indícios de sua dúvida aonde quer que vão. Aprender a identificar algumas dessas bandeiras vermelhas pode economizar horas de pesquisa e um alto custo de assinatura anual para, supostamente, se conectar à Internet com mais segurança.

Antes de continuar com a leitura, você realmente sabe o que é uma VPN e para que ela serve?

O preço é bom demais para ser verdade? A empresa foi pega mantendo registros? Como estão as velocidades de sua conexão?

Sinais de alerta – Evite baixar uma VPN Ruim

Para economizar seu tempo, aqui estão alguns dos maiores sinais de alerta a serem observados ao fazer um test drive com sua nova VPN.

VPNs grátis

Não existe almoço grátis e é claro, não existe VPN grátis. Manter o hardware e o conhecimento necessários para grandes redes VPN não é barato. Como um cliente VPN, você paga por um serviço premium com seu dinheiro ou paga por serviços gratuitos com seus dados de uso quando eles são coletados pela VPN gratuita e negociados com anunciantes ou agentes mal-intencionados.

Recentemente, em agosto de 2019, 90% dos aplicativos sinalizados como potencialmente inseguros na investigação do Top10VPN sobre a propriedade VPN gratuita ainda representavam um risco de privacidade para os usuários. As VPNs gratuitas também podem deixá-lo aberto a instalações silenciosas de malware, barragens de anúncios pop-up e velocidades de internet brutalmente lentas. 

Delatando 

Se uma VPN for pega mantendo ou compartilhando logs de atividades do usuário, não recomendo. Embora a maioria dos serviços VPN afirme que não rastreiam ou mantêm registros das atividades do usuário, às vezes essa afirmação pode ser impossível de verificar. Em outros casos, a reivindicação desmorona publicamente quando uma empresa VPN entrega os registros da Internet para as autoridades.

O último aconteceu em alguns casos. EarthVPN, Hide My Ass VPN e PureVPN foram todos monitorados por defensores da privacidade por entregar logs às autoridades, assim como o IPVanish. 

Para ser claro, é inteiramente possível ser grato pela prisão de canalhas repreensíveis enquanto defendemos ardentemente os interesses da privacidade do consumidor. Minha queixa não é com nenhuma empresa VPN ajudando policiais a pegar uma criança abusadora por meio de registros de uso; é com qualquer empresa VPN que mente para seus clientes sobre isso.

A mentira que ajuda a aplicação da lei nos Estados Unidos a capturar um criminoso legítimo é a mesma que ajuda a aplicação da lei na China a prender uma pessoa que assistia às imagens dos protestos na Praça Tiananmen em 1989.

Idealmente, a VPN que você escolher deve ter passado – e publicado os resultados de – uma auditoria de terceiros independente de suas operações, incluindo o uso de logs de atividades.

Criptografia fraca

Outra bandeira vermelha a observar ao escolher uma VPN ruim são os padrões de criptografia inadequados. Os usuários devem esperar criptografia AES-256 ou melhor dos serviços VPN.

Quase todos os navegadores e aplicativos da web já usam AES, muitas vezes rotulado como criptografia de “nível militar”, depois que foi adotado pelo governo dos EUA em 2002. Se sua VPN oferece apenas criptografia PPTP e L2TP, procure outro lugar.

Enquanto você está procurando por detalhes de criptografia, fique de olho em uma de nossas frases favoritas, “Perfect Forward Secrecy”. Essas três pequenas palavras podem ter um grande impacto em sua privacidade:

Se um dos servidores de sua VPN for violado, o Perfect Forward Secrecy garante que todas as chaves usadas para descriptografar o tráfego privado da Internet rapidamente se torne inúteis – oferecendo mais segurança.

Velocidades extremamente lentas

Com apenas um pouco de graxa, qualquer idiota moderadamente habilidoso pode montar um serviço que parece uma VPN, mas na verdade é pouco mais do que um serviço de proxy revendendo sua largura de banda de internet. Isso não só pode diminuir a velocidade da sua internet, mas também pode deixá-lo em uma situação legal para fazer o que quer que seja feito com a largura de banda revendida.

O caso de Hola foi o mais famoso. A empresa foi pega em 2015 roubando silenciosamente a largura de banda dos usuários e revendendo-a para qualquer grupo que desejasse implantar sua base de usuários como um botnet. O CEO da Hola, Ofer Vilenski, admitiu que sim, mas afirmou que essa colheita de largura de banda era típica para esse tipo de tecnologia.

“Presumimos que, ao afirmar que Hola é uma rede (ponto a ponto), estava claro que as pessoas estavam compartilhando sua largura de banda com a rede da comunidade em troca de seu serviço gratuito”, escreveu ele.

Quase todas as VPNs reduzem sua velocidade de navegação, algumas até pela metade. Mas um rastreamento brutal pode ser um sinal de algo pior do que uma simples falta de servidores. Portanto, se ser pressionado a entrar em serviço como parte de um botnet não é do seu agrado, verifique novamente as velocidades lentas suspeitas e a reputação da VPN pela qual está pagando.