Divisões de ações da Apple: o que são, por que acontecem e o que significam para os investidores

Divisões de ações da Apple: o que são, por que acontecem e o que significam para os investidores – A Apple anunciou em sua chamada de lucros do terceiro trimestre em 30 de julho que havia aprovado um desdobramento de ações de quatro por um. Isso seria a quinta vez que a fabricante do iPhone dividia seu estoque – e a primeira desde 2014. 

A Apple dividirá suas ações pela quinta vez no final deste mês.

Depois que uma empresa faz uma oferta pública inicial, dando aos indivíduos e investidores institucionais a chance de comprar ações de suas ações, há uma série de movimentos que ela pode fazer para aumentar seu preço e aumentar seu apelo.

 

O que isso significa a Divisões de ações para os investidores

Uma recompra de ações, por exemplo, diminui o número de ações em circulação, aumentando o valor de cada uma. Mas quando o preço das ações atinge um certo limite, a empresa pode decidir dividir suas ações. 

Na semana passada, a Apple anunciou que dividiria suas ações apenas pela quinta vez em seus 44 anos de história. A Amazon realizou a divisão de ações apenas três vezes – a última em 1998 – o que ajuda a explicar seu alto preço de US $ 3.138,83 por ação no fechamento da terça-feira.  

 

O que é uma divisões de ações? 

Quando uma empresa faz um IPO, ela oferece uma série de ações para investidores privados. Com o tempo, a empresa emite mais ações – geralmente quando precisa levantar dinheiro. Em um desdobramento de ações dois por um, um investidor que possuía uma ação no valor de $ 100 acabaria com duas ações, cada uma valendo $ 50. 

Após a divisão de quatro por um da Apple, os acionistas terão quatro vezes o número de ações de antes. O valor de cada ação será dividido, no entanto, o que significa que o valor da participação de um acionista permanecerá inalterado. As ações da Apple fecharam a US $ 438,66 na terça-feira.

 

Por que as empresas dividem suas ações?

Basicamente, a divisões de ações, é a ótica. As empresas geralmente dividem suas ações quando percebem que o preço das ações ficou “muito caro” para os investidores convencionais. 

“Para ações populares como a Apple, o preço mais baixo das ações as torna atraentes para investidores que não podiam arcar com os preços mais altos das ações, mas querem possuir uma parte da empresa”, disse Caleb Silver, editor-chefe da Investopedia.com. “Os desdobramentos de ações são vistos como um sinal de confiança de uma empresa e considerados uma resposta à maior demanda por suas ações por parte dos investidores.”

A última vez que a Apple fez a divisão de ações foi em 9 de junho de 2014. Quando as negociações pararam, as ações estavam cotadas a $ 645,57. Então, o desdobramento de ações de sete por um entrou em vigor, baixando o preço para aproximadamente $ 94. 

Uma vez que o preço de uma ação diminui após um desdobramento, diz a teoria, mais investidores comprarão ações, aumentando o preço. Matematicamente, a capitalização de mercado geral da empresa permanece inalterada.

“Para ser absolutamente claro, no entanto, como comprovado pela álgebra do ensino fundamental, os desdobramentos de ações não têm impacto sobre o valor de uma empresa”, disse Max Gokhman, chefe de alocação de ativos da Pacific Life Fund Advisors. 

No entanto, pode ser eficaz. O preço das ações da Apple subiu cerca de 10% na sexta-feira após o anúncio da divisão.

 

Quando acontecerá a divisões de ações da Apple

No final das negociações em 24 de agosto, a Apple iniciará sua divisão de ações de quatro por um. Os acionistas verão quatro vezes o número de ações que possuíam anteriormente em suas carteiras ao final dos negócios em 28 de agosto. E as ações da empresa começarão a ser negociadas por um quarto de seu valor anterior a partir de 31 de agosto.