As 6 tendências em gerenciamento de projetos que você precisa conhecer

As 6 tendências em gerenciamento de projetos que você precisa conhecer. O gerenciamento de projetos como uma profissão tem estado conosco há anos. Ao longo desses anos, tem mudado e se adaptado para atender a demanda por produtos e serviços que agregam valor ao cliente.

Vamos abordar as 6 tendências em gerenciamento de projetos

Estas 6 tendências em gerenciamento de projetos que mantêm a profissão viva e bem. Elas moldam a profissão de gerenciamento de projetos hoje e provavelmente continuarão moldando-a no futuro próximo.

Recomendação de Leitura. Uma das principais características de um gestor de projetos é não cometer erros. Falhas em processos envolvem diversas áreas e seus efeitos são catastróficos. Abaixo listamos  3 artigos para que você não os cometam.

  1. O que fazer quando projetos são conflitantes
  2. Erros na implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos
  3. 5 erros que o gestor de projetos deve ficar longe

Tendência 1 – Melhor Colaboração na Nuvem

6 tendências em gerenciamento de projetos
A tecnologia é uma das principais tendências em gerenciamento de projetos

Com o avanço da tecnologia, melhores formas de colaborar estão surgindo. Apesar de não serem projetadas especificamente para o gerenciamento de projetos, elas oferecem muitos benefícios para as equipes de projeto.

Um avanço em particular, a Computação em Nuvem, permite uma melhor colaboração de documentos em vários locais e dispositivos eletrônicos. E você já esta adaptado nessa tendência em gerenciamento de projetos?

Recentemente, minha equipe adotou o Google Docs para criação colaborativa de documentação do projeto. Ele permite que todos trabalhem em um único documento ao mesmo tempo (eliminando a necessidade de mesclar atualizações e alterações de várias fontes).

Contribui também para a qualidade do documento e para reduzir o tempo de produção. Os membros da equipe podem comentar sobre as atualizações de outras pessoas e mudanças na medida em que trabalham. Como um bônus, a minha equipe prefere trabalhar desta forma.

 

Tendência 2 – Equipes de Projeto Geograficamente Dispersas

Cada vez mais as equipes de projeto estão trabalhando em diferentes regiões geográficas para reduzir custos e aumentar a eficiência. É comum que os grandes projetos tenham porções significativas de pessoas terceirizadas na Índia, China e outras economias emergentes. Essa tendências em gerenciamento de projetos traz seus desafios, por exemplo, quando se trata de uma reunião em diferentes fusos horários.

Embora o problema de fuso horário seja imutável, a tecnologia proporciona uma solução. Ferramentas para reuniões virtuais se desenvolveram o suficiente para torná-las uma alternativa viável às viagens de longa distância. Minha equipe, por exemplo, reduziu as viagens em 90% usando reuniões virtuais e teleconferências.

O uso desta abordagem parece predominante em TI. No entanto, isso não é surpreendente, pois as pessoas de TI estão geralmente mais ansiosas e propensas para adotar novas tecnologias, essa é uma tendências em gerenciamento de projetos.

 

Tendência 3 – Gestão Ágil de Projetos

Ágil é a palavra do momento. É uma excitante abordagem ao gerenciamento de projetos, oferecendo uma refrescante mudança ao método tradicional lento e trabalhoso de Cascata (Waterfall).

Embora Ágil não seja um conceito novo, ele está ganhando força e traz benefícios para muitos projetos. Por exemplo, a minha equipe adotou recentemente princípios ágeis, introduzindo “Scrums” diários e desenvolvimento de software em “Sprints”.

Metodologias Ágeis beneficiam os clientes, dando-lhes visibilidade do produto ou serviço no início da fase de construção. Elas permitem ajustes e tornam mais fácil de identificar e corrigir erros antes da conclusão.

 

Tendência 4 – Aprendizagem Virtual

Há cada vez mais podcasts e cursos virtuais de treinamento de gestão de projetos aparecendo online – e com um bom motivo.

Os profissionais, especialmente os recém-formados, encontram-se frequentemente limitados financeiramente quando procuram entrar na profissão de gerenciamento de projetos. Como resultado, eles não podem pagar o treinamento presencial em sala de aula.

No entanto, os prestadores de treinamento estão preenchendo esta lacuna com podcasts de baixo custo e treinamento virtual que fornece as mesmas qualificações, mas a um custo mais baixo. Embora o treinamento virtual requeira mais autodisciplina do que o treinamento em sala de aula, eu conheci vários gerentes de projetos que seguiram com sucesso esse caminho.

 

Tendência 5 – Dificuldade em Entrar na Profissão

Novos participantes na profissão de gerenciamento de projetos vão continuar a ter dificuldade em encontrar o primeiro emprego neste disciplina.

Os empregadores exigem experiência. A maioria é relutante em contratar gerentes de projeto inexperientes. Consequentemente, não existe uma resposta fácil ou fórmula para entrar na profissão.

Um bom primeiro passo é obter uma qualificação de gerenciamento de projetos, como o PRINCE2, Certified Associate in Project Management (CAPM) ou Associate Project Management Professional (APMP).

Qualificações mostram uma vontade de avançar na profissão. Elas mostram que você é sério sobre tornar-se um gerente de projeto. As organizações devem dar uma chance aos gerentes de projeto júniores – elas podem ficar agradavelmente surpreendidas com a energia e o entusiasmo que isto traz para as suas equipes de projeto. 

 

Tendência 6 – Ciclos de Vida comprimidos de Gerenciamento de Projeto

Nos últimos anos, o tempo para levar produtos e serviços ao mercado tem reduzido de anos para meses. Isso tem colocado uma demanda sobre os gerentes de projeto e equipes de projetos para comprimir o ciclo de vida do gerenciamento de projetos para entregar mais rapidamente.

Técnicas como a prototipagem iterativa, princípios ágeis e planejamento “rolling wave” vão desempenhar um papel cada vez mais importante na redução do tempo de mercado para novos produtos e serviços.

Isto se liga à tendências em gerenciamento de projetos #3. Esta realidade leva à adoção dos princípios ágeis para encurtar o ciclo de vida do gerenciamento de projetos.

 

Gerenciamento de projetos e suas tendências

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos FGV
Indicamos Pós FGV Online em Gerenciamento de Projetos

Estas tendências em gerenciamento de projetos estão alimentando o desenvolvimento da disciplina de gerenciamento de projetos, mantendo a profissão viva e forte.

Elas estão moldando a profissão para uma realidade mais reativa e ágil, que se alinha com as necessidades de negócios de hoje.

As organizações que reconhecem essas tendências – e agem sobre elas, terão uma vantagem competitiva.

Você concorda com estas tendências? Que novas tendências e desenvolvimentos você vê moldarem a profissão?

Indicamos seu aperfeiçoamento com a pós graduação em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas – FGV