Gerenciamento de Projetos

Erros na implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos

Erros na implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos – Ao considerar os desafios que as organizações enfrentam com a implementação de metodologias de gerenciamento de projetos, a analogia com a religião é apropriada.

Mas final, o que é metodologia de gerenciamento de projetos

Quando os praticantes abraçam os princípios básicos do bom gerenciamento de projetos, mas não seguem o mesmo conjunto de procedimentos de forma cega na medida em que gerenciam projetos diferentes, eles podem ser considerados como sendo “espirituais”.

Por outro lado, se houver um conjunto de procedimentos que são explicitamente seguidos, independentemente do contexto do projeto, pode-se considerá-los como seguindo um tipo específico de gerenciamento de projeto “religioso”.

Recomendamos a leitura desses dois artigos que tratam de olhas falhar que podem ocorrer em um gerenciamento de projetos.

  1. O que fazer quando projetos são conflitantes
  2. 5 erros que o gestor de projetos deve ficar longe

Falhas na metodologia de gerenciamento de projetos

metodologia de gerenciamento
Falhas na Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Existem diferentes graus em que alguém segue os costumes ou cerimônias de uma determinada religião, e o mesmo vale para gerenciamento de projetos. Alguns gerentes de projeto irão seguir servilmente cada passo da metodologia de sua organização, enquanto outros vão tratar a metodologia como um conjunto de orientações que devem ser aplicadas conforme o caso.

Além da adesão de um indivíduo a um conjunto específico de práticas, existe também o contexto organizacional. Uma pequena aldeia isolada pode ter uma influência significativa sobre o comportamento religioso dos seus cidadãos, mas a única maneira que tal cumprimento pode ser alcançado em escala maior, nacional, é a aplicação de políticas de restrição.

Porque ocorrem falhas na metodologia de gerenciamento de projetos

Da mesma forma, uma organização pode optar por impor práticas de gerenciamento de projetos muito explícitas em seus praticantes, mas quanto maior a organização, mais difícil é assegurar a consistência uniforme. Todas as grandes religiões vêm em vários “sabores”, e o mesmo vale para as metodologias de gerenciamento de projetos.

Assim como os guardiões de uma religião tem um forte e velado interesse em manter a sua pureza e preservar a sua mente e seguidores, as associações específicas que publicam e controlam os direitos de metodologias específicas de gerenciamento de projetos são igualmente agressivas na sua promoção e esforços de proteção do território.

Princípios espirituais são perenes e uniformemente aplicáveis​​, assim como os princípios de gerenciamento de projetos são eternos e se aplicam independentemente do contexto de um projeto ou organização específica. Por outro lado, as religiões específicas e metodologias de gerenciamento de projetos precisam evoluir para permanecer relevantes.

Metodologia de gerenciamento de projetos

Basta observar as interações entre os seguidores de metodologias ágeis com aqueles que abraçaram práticas mais tradicionais de gerenciamento de projetos para ver a mesma retórica e emoção que é testemunhada quando fanáticos estão debatendo a legitimidade absoluta de sua religião escolhida.

É importante reconhecer a lógica e o contexto por trás de metodologias de gerenciamento de projetos e, em seguida, adaptá-los de acordo com o contexto e a cultura de sua organização. Também é vital que as práticas sejam flexíveis e dimensionáveis, para que possam melhor atender às necessidades de um determinado projeto. Finalmente, é necessário que haja um ciclo de feedback para garantir que as práticas evoluam e melhorem com o tempo.

Caso contrário, correm o risco de sofrer o mesmo destino dos missionários que aprenderam da maneira mais difícil que rigidez e coerção não são os métodos mais seguros de converter as massas em uma terra estranha e nova. Aqui termina a lição!