6 Pontos Sobre uma Mentalidade para empreender

A mentalidade para empreender é um dos pilares centrais para fazer um negócio dar certo ou não. E isto, infelizmente, é algo bastante complexo de mudar e ajustar, podendo facilmente fazer você desistir precocemente de uma ideia ou de um sonho.

Acreditar que empreender é luxo, glamour e pouco trabalho é uma das ideias que mais fazem as pessoas abrirem mão de um projeto. Afinal, o sonho no papel é totalmente diferente da execução das etapas para que tudo se realize.

Se você discorda disso, com nossa devida humildade, você não possui uma mentalidade para empreender.

Então, para te ajudar a seguir por este caminho tão complicado, separamos algumas dicas bem legais que vão deixar a sua jornada um pouco mais confortável.

Quais são as principais características da mentalidade empreendedora?

Afinal, precisamos de conforto e saúde mental para seguir em frente, não é mesmo?

Vamos lá! Mais um artigo sobre empreendedorismo da BMF Finanças e Tecnologia.

Mentalidade para empreender – O que você precisa saber sobre isso?

Mentalidade de um Empreendedor
Mentalidade de um Empreendedor

A mentalidade para empreender não se compra em uma prateleira de mercado. Você precisa desenvolvê-la à sua maneira, dentro do que a sua realidade possa permitir. Ou seja, se alguém, algum dia, dizer para você que para ter sucesso precisa disso ou daquilo, não se deixe levar.

Primeiramente, o que é ter sucesso? E segundo, não existe receita mágica e rápida. Empreender é complexo, é difícil e, na grande maioria das vezes, vai dar errado. E isto não é para te assustar. Pelo contrário: é para te alertar.

Sabendo estes princípios básicos do empreendedorismo é que você poderá efetivamente tirar um projeto do papel e executá-lo como tem que ser feito.

Viver em um mundo de fantasia que muitas pessoas vendem hoje em dia na internet e nas mídias sociais, é algo totalmente equivocado, essa não o perfil de uma mentalidade para empreender.

Relacionado: 10 Passos para começar empreender

Mas não se preocupe: por mais que tudo isso seja algo realmente complexo e difícil, quando você consegue acertar um negócio, a sensação de que tudo valeu a pena também vai ser proporcional ao trabalho que você realizou.

Então, com os pés no chão e com os sonhos no lugar, veja as dicas a seguir.

Como Desenvolver uma Mentalidade Empreendedora com Lio Fernandes

As coisas não vão acontecer da noite para o dia – Tenha um plano de longo prazo

Mantenha sua Mente Calma Mentalidade para empreender
Mentalidade para empreender: Mantenha sua Mente Calma

Todo e qualquer negócio que você abrir, não vai dar certo de primeira. E quando der, é meramente um acaso. Esse é um ponto forte sobre uma mentalidade para empreender

Você vai errar muito no começo, até que tenha uma casa ajeitada e pronta para começar a vender de maneira sustentável, lucrativa e viável.

Portanto, não comece nada que não tenha um plano de longo prazo e que não tenha um futuro mínimo de 5 anos. Ou seja, se você quer aproveitar uma onda ou surfar em uma tendência, não há problema.

Só que você precisa saber, também, que isto vai passar e que o seu negócio não vai ser sustentável. Em pouco tempo, ele vai desaparecer.

Quanto mais estruturado for o seu plano de negócios e quanto mais visão de longo prazo ele tiver, melhor para a saúde financeira do projeto e, claro, para a sua saúde mental. Afinal, assim você não precisa correr contra o tempo e ficar todos os dias com a sensação de que algo está faltando.

Saiba como desenvolver uma mentalidade empreendedora e obter sucesso nos negócios

O tempo e a paciência são importantíssimos aqui. É como se você aprendesse para que serve óleo essencial de lavanda, ou uma técnica de emagrecimento e quisesse que os benefícios disso surjam do dia para a noite no seu corpo. Infelizmente, não vão surgir. E nos negócios, é assim também.

Talvez a sua ideia não seja a melhor ideia do mundo

Talvez a sua ideia não seja a melhor ideia do mundo
Prospectar e Planejar: Mentalidade para Empreender

Quem nunca teve aquela sensação de que teve a melhor ideia do mundo, não é mesmo? Pois bem, isto é totalmente compreensível e faz parte do nosso ego. Só que, infelizmente, há muitas chances de que a sua ideia não seja a melhor do mundo. E pior: pode ser que alguém já tenha tido ela muito antes de você.

Quando você tem uma ideia e percebe que não há concorrência no mercado, há duas possibilidades:

  1. Alguém já testou e viu que não dá certo;
  2. Pode ser que este é um mar azul para nadar de braçadas – mas prepare-se para trabalhar muito;

Já se fez essas perguntas? Se sim, provavelmente você tem uma mentalidade para empreender.

Estas duas condições são totalmente comuns e é muito importante que você estude muito antes de seguir em frente com algum projeto. Faça pesquisas de mercado, fale da sua ideia para outras pessoas e tenha um panorama profissional sobre o tema.

Dica: não tenha medo de falar sua ideia para outra pessoa. Ela não vai roubar. Uma ideia é apenas uma ideia.

Veja Também: Quais são os principais stakeholders de uma empresa?

Focar no projeto é elementar para que ele dê certo

Uma das coisas que são muito comuns em empreendedores que estão começando sua jornada nesta área, é focar em vários projetos. Infelizmente, não conseguimos dedicar foco e atenção de qualidade para um projeto, quando não estamos 100% inteirados a ele. 

Portanto, um dos tópicos mais importantes da mentalidade para empreender, é: tenha foco. Não desvirtue. Coloque energia no seu negócio. É isto que vai fazer ele dar certo ou, no mínimo, dar errado cedo, para que você possa seguir em frente em outra ideia.

Nunca conheci um empresário de sucesso sem essa mentalidade para empreender

Você vai errar – Por isso, erre o quanto antes

Por falar em dar errado cedo, esta é uma das melhores coisas que poderiam acontecer com você. Então, se você perceber que o seu negócio, mesmo embrionário, não vai dar certo por um motivo muito claro, comemore.

Pois esta é a sua chance de não perder tempo (e nem dinheiro) e focar em outro projeto mais atraente.

Portanto, teste muito sua ideia e seu produto, até que você tenha uma boa ideia sobre aquilo e possa encontrar os erros logo no começo para tomar boas decisões: melhorar ou abortar.

Seu primeiro negócio provavelmente não vai dar certo

Nunca Desistir Mentalidade para Empreender Inabalável
Nunca Desistir: Mentalidade para Empreender Inabalável

Sim, seu primeiro negócio provavelmente não vai dar certo. Não tenha medo de ler esta frase e muito menos de colocar em prática por receio de que algo vai dar errado.

Porque, infelizmente, vai mesmo. É muito provável que seu primeiro negócio dê errado, até que você aperte os parafusos e faça ele rodar.

Portanto, sempre que você começar um negócio, tenha uma mentalidade para empreender neutra e equilibrada. Não pense que você ficará milionário em poucos meses e não pense que você será o novo Steve Jobs. Isto pode acontecer? Sem dúvida nenhuma.

No empreendedorismo, tudo pode acontecer. Só que isto será uma consequência do seu trabalho. Acumular experiências vai lhe fazer crescer muito e você estará cada dia mais perto do seu negócio de sucesso que, eventualmente, vai dar certo. Tentativa e erro. Este é o caminho.