Economizar na decoração da sala – 5 dicas para economizar muito

Você quer aprender como economizar na decoração da sala mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, pois você não está sozinho. Esta sensação de “estar perdido” é algo que pode fazer com que a gente gaste muito dinheiro em elementos e atitudes que talvez não sejam as melhores.

No entanto, há como prevenir isso. Tudo que você precisa fazer é, na verdade, uma análise racional do que você realmente precisa ter em casa como elementos de decoração e, claro, pensar no longo prazo: quais destas peças ainda podem ser úteis lá na frente, depois de alguns anos decorando o espaço?

Mas não é só isso. Portanto, no artigo de hoje, vamos entender como você pode fazer uma decoração bonita, duradoura, barata e cheia de personalidade. Acompanhe!

Economizar na decoração da sala – Veja 5 dicas bem legais

Independentemente das peças de decoração que você vai comprar, saiba que sempre há como economizar. Portanto, se você vai comprar tapetes, vasos decorativos, estofados, quadrinhos ou plantas, entenda que sempre há uma possibilidade de fazer uma combinação barata e duradoura.

Mas, como fazer isso? O que levar em consideração? Quais são as melhores lojas para comprar decoração barata? Ou melhor, será que você precisa comprar a decoração toda vez que desejar renovar o ambiente?

Estas e outras perguntas vamos responder de maneira didática, a partir de agora. Separamos uma lista com 5 dicas bem legais para economizar na decoração da sala, sem deixar que ela fique com aquela aparência de “antiga” e possa, ainda, ser muito barata. Acompanhe!

Aposte em elementos universais e que combinem com tudo

Dicas de como economizar na decoração da sala
Dicas de como economizar na decoração da sala

A nossa primeira dica está totalmente relacionada com aquilo que, de fato, é importante em uma decoração barata: universalidade. Ou seja, você precisa comprar peças que combinem com absolutamente todos os itens da sua casa, seja sofá, geladeira, fogão, tudo!

Esta é uma maneira de não criar segmentações e divisões complexas que sempre vão pedir uma peça nova para o ambiente. Na realidade, quanto mais peças universais você tiver, maiores são as chances de você nunca mais ter que comprar elementos de decoração para a sua casa.

Mas, o que seriam peças universais? Basicamente, são peças de cores genéricas, como marrom, preto, branco, cinza e bege. Além disso, opte por peças que não determinem alguma linha específica de decoração e que possam combinar com vários outros itens, essa é uma ótima dica de como economizar na decoração da sala

Por exemplo, se você tem um tapete com decoração indiana, talvez não fique tão legal implementar a sala com outros estilos, que não indianos. Porém, um tapete geométrico ou de cor única, neste caso, seria bem mais acessível e você teria uma decoração barata no longo prazo.

Aproveite peças de decoração que você já tem

A nossa dica número dois, está ligada ao reaproveitamento de peças que você já tem. Ou seja, será que você precisa, necessariamente, comprar peças novas toda vez que desejar reformar e decorar um ambiente? Talvez não.

É óbvio que se você não tiver nada guardado ou em desuso, você vai ter que comprar. Mas se você tiver uma sacola no porão com diversas peças que não estão mais sendo usadas, uma boa dica é retirá-las, verificar a qualidade estética e reformá-las.

Além de ser um trabalho divertido e um passatempo bem legal para o fim de semana, você vai economizar um bom dinheiro com a compra de elementos que poderiam muito bem ser substituídos por aquilo que você tem a tanto tempo guardado em casa.

Para que isto dê certo para você, recomendamos que você faça uma boa reflexão comportamental sobre o assunto. Afinal, decoração é também bem-estar. E de nada adianta retirar peças antigas do porão, colocá-las na sala e se sentir desconfortável com aquilo, não é mesmo?

Portanto, tente construir significados para as coisas, de maneira que as peças ganhem vida e sejam orgânicas. Isto vai ajudar a não deixar aquela sensação de consumismo invadir a sua cabeça.

Inspire-se no conceito do minimalismo – Menos é mais

Você já ouviu falar no conceito do minimalismo, em que a frase “menos é mais” ganhou notoriedade e popularidade? Pois bem, este tipo de técnica é muito utilizada hoje em dia em diversos ambientes, pois ela é excelente para economizar na decoração da sala e ainda melhor para gerar uma sensação de amplitude e espaço.

O minimalismo consiste em decorar com o menor número de peças possíveis. Porém, com algumas peças bem específicas. No minimalismo, um simples vaso decorativo em um canto da sala, já vai ter um significado gigantesco. 

Esta é uma dica para economizar na decoração da sala de uma forma ainda mais pensada e racional. Afinal, você não está simplesmente deixando de comprar ou decorar: você está assumindo uma identidade de decoração, que é o minimalismo.

Do ponto de vista mental, isto é ótimo. Pois faz você perceber que, na verdade, a sua casa está dentro de uma tendência mundial de decoração, o que é bem legal para a auto estima e bem-estar.

Faça suas próprias peças de decoração com materiais recicláveis

Outra dica bem interessante para economizar na decoração da sala, é construir as suas próprias peças de decoração! Sim, você mesmo pode fazer diversos elementos decorativos que vão ganhar um simbolismo fantástico para o ambiente em questão.

Então, aproveite peças que iriam para o lixo e itens recicláveis para montar aquilo que você bem entender: porta lápis, porta-retrato, vasos, caixinhas, etc. Aqui, o mais importante é conseguir unir o útil ao agradável: você economiza, pratica uma atividade e ainda desenvolve um hobby!

Plantas sempre conseguem deixar o ambiente renovado

E por fim, não podemos deixar de mencionar a importância das plantas. Elas são excelentes para deixar um ambiente renovado e fazer com que você economize na decor, pois uma planta dura para uma vida inteira e você não precisa ficar substituindo-a.

Então, busque por plantinhas que combinem com a decoração que você pretende fazer e coloque ela em um cantinho bem charmoso. Pode ser um jardim vertical ou pode ser um vasinho em cima de uma estante ou mesinha de centro. O importante é ficar lindo e, claro, irá economizar na decoração da sala!