Quanto custa fazer portabilidade de financiamento imobiliário?

A portabilidade lhe permite realizar a negociação de dívidas entre uma instituição bancária e a pessoa que está devendo, mas quanto custa esse processo…‌ ‌

No momento em que você realiza a aquisição de um imóvel através de um financiamento, dependendo da instituição que você escolheu para realizar esse financiamento, a instituição começa a cobrar taxas onde o juros variam ao passar do tempo, aumentando esse valor excessivamente, o que acaba atrapalhando a vida do comprador que por sua vez pode estar passando por dificuldades e precisa fazer um corte de custos para conseguir pagar esse financiamento sem se endividar.

E é exatamente aí que a portabilidade entra, transferindo a dívida bancária feita ao comprar uma casa no Morumbi para alguma outra instituição, no objetivo de ajudar a pessoa que está em meio a dívidas por conta do financiamento imobiliário, no objetivo de diminuir a sua pendência.

Porém o interessante é realizar a portabilidade da sua pendência para um instituição onde as taxas possuem um valor menor e mais acessível do que já está sendo pago atualmente, de preferência que não sofra tantas alterações em seu valor. Mas fique de olhos bem abertos e esteja ciente de que ao realizar a portabilidade não é necessário efetuar um pagamento para realizar essa ação, esse tipo de cobrança é proibida em financiamentos imobiliários e os prazos que foram estabelecidos durante a negociação não podem ser modificados.

Mas como é feito a portabilidade do financiamento imobiliário?

1º – Primeiramente é necessário que você resgate todas as informações referentes ao seu contrato atual de financiamento, para que você saiba qual o valor total que ainda está faltando para que sua dívida seja paga por completo.

2º – Busque por outras instituições financeiras, fazendo uma pesquisa aprofundada sobre a forma de pagamento e quais as taxas de juros com que cada uma delas trabalha, para enfim escolher a mais vantajosa para o seu bolso.

3º – Após escolher uma instituição financeira, solicite a portabilidade. Mas sabia que esse processo não é algo tão simples e não a instituição não é obrigada a aceitar a portabilidade, pois esse processo é complicado, então antes dela aceitar sua solicitação ela irá realizar uma análise do seu perfil para ter certeza de que você poderá arcar com os valores da portabilidade.

4º – Logo depois a instituição que aceitou sua portabilidade irá entrar em contato com a antiga instituição bancária na qual você já estava pagando o financiamento, para que ela possa fazer ou não, uma contraproposta e caso não tenha uma contraproposta haverá somente uma transferência dos seus dados, da antiga para a nova.

Vale ressaltar que a nova instituição bancária não pode cobrar nenhum valor pela transação feita de uma instituição para outra, isso é proibido por lei de acordo com a regulamentação Nº 3.401/2006 pelo (PROCON) Programa de Proteção e Defesa do Consumidor e caso isso ocorra, você deve procurar pelos seus direitos e pode até mesmo denunciar a instituição financeira pelo ocorrido. O único valor cobrado que é permitido é o valor das transações cartoriais.

E também não há como solicitar a portabilidade de um financiamento feito para a compra de apartamentos à venda na Mooca ainda na planta.

Quais são os documentos necessários para a realização da portabilidade?

Como todo processo que envolve imóveis e instituições bancárias é complexa, é necessário uma série de documentos para que possa ser selado e comprovado de que houve de fato um acordo e ambos tenham total segurança. Os documentos que você vai precisar para a portabilidade são:

  • RG;

  • CPF;

  • Número para contato;

  • Endereço da instituição bancária na qual você está migrando;

  • Número do contrato;

  • 3 datas de sua preferência para que seja calculado o saldo devedor;

  • Proposta de crédito da nova instituição financeira;

  • Cópia do contrato atual;

  • Saldo devedor atualizado;

  • Data do último vencimento.

Após ser solicitado a portabilidade e a nova instituição bancária ter mandado a proposta para a antiga, a antiga instituição tem um prazo de cinco dias úteis para responder, caso não houver resposta alguma ou a instituição não aceitar e não fazer nenhuma contraproposta, a antiga instituição tem em média dois dias úteis para encaminhar toda a documentação do financiamento para o futuro portador dessa dívida.

A portabilidade existe para de certa forma auxiliar disponibilizando uma nova proposta de pagamento para a dívida imobiliária, no caso de você ter comprado alguns dos imóveis à venda no Morumbi e esteja com dificuldades para pagar devido alguma crise financeira que esteja passando ou os juros estejam muito altos na instituição bancária atual.

E aí, curtiu esse artigo e entendeu um pouco mais sobre portabilidade de financiamento imobiliário? Então compartilhe em todas as suas redes sociais!!!