O que precisa para abrir uma loja de roupas?
Embora os dados do mercado de vestuário sejam muito encorajadores, devemos também salientar que esta é uma atividade muito competitiva. Portanto, é indispensável ter uma estratégia clara. Diante disso, a pergunta que fica é o que precisa para abrir uma loja de roupas?
Para ajudar você a entender mais sobre o que precisa para abrir uma loja de roupas, esse artigo foi preparado. Acompanhe para saber mais!
O que precisa para abrir uma loja de roupas?
1 – Faça uma pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado consiste em examinar a concorrência na área onde você deseja implantar sua loja de roupas. Aconselhamos você a evitar uma área com muitos concorrentes, a menos que o seu conceito permita que você se destaque facilmente.
Este estudo também é essencial para definir o seu alvo e, portanto, o tipo de produtos que irá vender.
Por exemplo, se seu público são mulheres, ter calcinhas Liebe na sua loja será indispensável, assim como sutiãs e outras lingeries. De fato, as mulheres estão constantemente procurando por esse tipo de peça.
Você poderá então adaptar seu projeto e propor um conceito de acordo com as necessidades e expectativas de seus futuros clientes.
2 – Trabalhe em suas finanças
O estudo de mercado realizado anteriormente será útil na elaboração do seu plano de negócios.
Esta etapa irá permitir concretizar o seu projeto de loja de roupas, mas sobretudo estudar a sua rentabilidade.
Um plano de negócios se divide em duas partes: uma parte informativa e uma parte financeira para demonstrar a viabilidade do seu projeto.
Uma vez preparado com cuidado, terá todas as chaves para procurar fontes de financiamento.
As soluções para o ajudar a lançar o seu projeto são múltiplas. De fato, pode financiar a sua loja através de:
- Investidores que tenham decidido apoiá-lo no seu projeto;
- Bancos que concordarem em conceder um empréstimo;
- Ajudas para a criação de empresas: informe-se em particular sobre as ajudas concedidas pelo Estado ou mesmo pela sua cidade.
3 – Encontre seu conceito
Um dos principais passos na criação de uma loja de roupas é definir um conceito. A sua loja terá então de ser totalmente pensada de acordo com isso.
Por outro lado, escolher um conceito só será necessário se tiver optado por abrir a sua própria loja. Isto porque se integrar uma franquia, o conceito já estará definido, e não poderá mudá-lo.
Você deve procurar um conceito que o diferencie de seus diferentes concorrentes, mantendo-se na moda, o que garantirá que você atraia clientes.
Não hesite em se basear na sua pesquisa de mercado para esta etapa, especialmente quanto ao seu público alvo (homens, mulheres, mistos, crianças), mas acima de tudo para construir um projeto que você goste e que seja adequado para você.
4 – Escolha o local adequado
Depois de escolher o conceito, é a localização da sua loja que você precisará se preocupar.
A localização de uma loja é fundamental e geralmente é melhor escolher um local exposto, seja uma rua movimentada ou uma área bastante atraente.
Obviamente, estas áreas estratégicas estão sujeitas a uma renda (aluguel) mais elevada, mas certamente vale a pena.
Você também precisará verificar se o local corresponde aos vários regulamentos para abertura correta e legal da loja.
Caso contrário, você terá que realizar trabalhos que terão que ser contabilizados em seu plano de negócios.
5 – Comunique-se sobre a abertura de sua loja
O último passo é abrir sua loja e a comunicação que você precisará fazer para atrair seus primeiros clientes. É absolutamente necessário estabelecer um plano de marketing e optar por vários canais de comunicação:
- Usar o boca-a-boca;
- Comunicar em diferentes redes sociais;
- Lançar uma campanha de e-mail marketing;
- Distribuir panfletos nas proximidades, ou nas caixas de correio.
Você também pode fazer da sua abertura um evento festivo e acolhedor, com o objetivo de mostrar suas coleções ao público. O seu plano de marketing dependerá em grande parte do orçamento que você tiver disponível para isso.