Quais são os serviços financeiros digitais e como usá-los?

Serviços financeiros digitais são soluções pensadas para simplificar sua vida financeira por meio da tecnologia.

São contas digitais, carteiras digitais, cartões de crédito virtuais, empréstimos online, seguros contratados pela internet e vários outros serviços que estão ao seu alcance em poucos cliques.

Logo, é importante que você conheça tudo o que o mercado de serviços financeiros tem a oferecer para o bem do seu bolso.

Continue lendo e descubra.

O que são serviços financeiros?

serviços financeiros digitais
serviços financeiros digitais

Serviços financeiros são soluções oferecidas a pessoas e empresas que resolvem questões relacionadas às finanças.

No Brasil, temos um sistema financeiro formado por diversos tipos de empresas que criam produtos e serviços para facilitar a gestão do dinheiro.

As mais conhecidas são bancos, financeiras, fintechs, bandeiras e adquirentes de cartões, corretoras de investimentos e seguradoras.

Dessa forma, essas empresas oferecem diversos serviços financeiros, tais como:

  • Contas bancárias;
  • Contas de pagamento;
  • Cartões de crédito;
  • Cheque especial;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Carteiras digitais;
  • Seguros;
  • Investimentos.

Além disso, existem serviços financeiros digitais prestados pela internet que envolvem soluções como internet banking e aplicativos.

Com o surgimento das fintechs, startups e empresas que oferecem serviços financeiros por meio da tecnologia, os brasileiros passaram a ter acesso a mais ferramentas digitais para administrar seu dinheiro.

Logo, você precisa conhecer as principais soluções disponíveis no mercado para escolher as mais adequadas ao seu bolso.

Serviços financeiros digitais

Agora vamos conhecer alguns exemplos de serviços financeiros digitais que você pode usar no seu dia a dia.

Confira:

Conta digital

A conta digital é uma conta de depósito online que funciona da mesma maneira que uma tradicional. Ela oferece serviços como depósitos, transferências, saques, pagamento de boletos, recebimento de salário, cartão de débito e de crédito, Pix, etc.

No entanto, em vez de ter que ir até uma agência bancária ou caixa eletrônico para resolver pendências, você consegue fazer tudo por meio de um aplicativo.

Meios de pagamentos digitais

Os meios de pagamentos digitais permitem que você pague contas e compras pela internet com facilidade. Algumas opções são transferências bancárias, Pix, débito automático, carteira digital e cartão de crédito virtual.

Dessa maneira, você consegue fazer pagamentos com facilidade sem precisar lidar com dinheiro em espécie ou mesmo cartões físicos.

Cartão de crédito digital

O cartão de crédito digital é uma versão virtual do cartão tradicional que pode ser usada para fazer compras online com mais segurança. A numeração dele é diferente da do cartão físico, mas as compras são lançadas na mesma fatura.

A vantagem é que você pode bloquear e desbloquear o cartão de crédito digital na hora que quiser, tornando as compras mais seguras e preservando seu cartão físico.

Empréstimo online

Atualmente, para fazer um empréstimo, você pode fazer sua simulação e contratação pela internet. É só fornecer seus dados, simular o valor e o prazo, e aguardar a análise de crédito da empresa.

Existem opções de empréstimo pessoal, consignado ou com garantia de acordo com o seu perfil. O mesmo vale para financiamentos de imóveis, veículos e outros bens.

Seguros online

As empresas seguradoras online oferecem seguros de vida, de bens e dos mais diversos equipamentos com possibilidade de personalização da apólice.

Dessa forma, desburocratizaram o mercado de seguros e simplificaram a contratação desses serviços financeiros.

Carteiras digitais

As carteiras digitais têm a mesma função das carteiras físicas: reúnem seus principais meios de pagamento em um único lugar de fácil alcance.

Com uma carteira digital, você pode cadastrar diversas contas e cartões de débito e crédito, por exemplo.

Assim, pode fazer pagamentos online facilmente sem precisar digitar dados de cartões e perder tempo com processos de checkout.

Vantagens dos serviços financeiros digitais

Os serviços financeiros digitais trazem uma série de vantagens para os consumidores, tais como:

  • Praticidade para resolver todas as questões financeiras pela internet;
  • Menos burocracia para contratar serviços financeiros;
  • Fim das filas e da papelada para cuidar do dinheiro;
  • Acesso a serviços mais variados de diversas instituições;
  • Possibilidade de contratar cartões sem anuidade e pagar taxas de juros menores, devido à redução de custos dos serviços digitais;
  • Diminuição de erros em transações financeiras que podem trazer prejuízos, como um depósito ou transferência para uma conta errada;
  • Liberdade para escolher entre várias empresas e fazer a portabilidade de serviços.

Entendeu o que são serviços financeiros e quais os benefícios deles para o seu bolso? Escolha os que atendem melhor às suas necessidades e facilite sua vida financeira!