5 erros que a logística da sua empresa pode estar cometendo

Se você tem uma empresa de logística, é fundamental ficar atento a todos os detalhes do seu negócio para poder ter a certeza de que tudo está correndo da melhor maneira possível, de modo a evitar problemas.

A verdade é que tomar decisões é algo que faz parte de toda a gestão logística, bem como da rotina diária do ambiente corporativo.

Ainda que a grande maioria das pessoas não perceba, a todo momento é preciso ficar atento quanto a gestão logística, até mesmo para evitar gargalos, por exemplo.

Nesse sentido, acaba sendo necessário ficar atento quanto aos principais erros que as empresas logísticas costumam cometer, de modo a evitar com que isso possa acontecer no seu negócio.

Afinal de contas, caso tome uma decisão incorreta, pode acabar se tornando muito prejudicial tanto para gestão quanto para a logística, sendo capaz de acarretar em significativas desvantagens.

Muitas vezes, prioriza-se apenas por uma entrega expressa ou algo semelhante, mas existem outras coisas das quais você precisa ficar atento para garantir o sucesso da sua empresa.

O ideal é que as empresas de logística consigam ir além do que apenas entregar aquilo que já se espera, mas sim oferecer algo que surpreenda e satisfaça ainda mais o cliente.

Por mais que nem sempre seja algo fácil, é necessário, haja vista que tende a ser muito recompensador. Sendo assim, acaba sendo necessário saber quais são os principais erros logísticos da sua empresa para poder solucioná-los.

Quais são os 5 erros mais comuns em logística?

logística

Existem diversos erros dos quais é preciso se manter atento para poder evitar. Dentre eles, podemos mencionar os seguintes:

1. Falta de automação

Um dos grandes erros é não levar a automação com a devida importância, uma vez que ela é capaz de evitar problemas e otimizar processos.

A verdade é que, a cada dia que passa, a automação tem se tornado cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, sendo que é capaz de impactar a vida cotidiana dos clientes para melhor.

Investir em automação é sinônimo de economia de tempo e esforço. Sendo assim, quando se deixa de usar na logística, tende a abrir brechas para acompanhar pedidos e remessas, por exemplo.

Até mesmo porque é impossível que um humano consiga acompanhar tudo, sem perder nenhum detalhe. Mas, quando se tem um software de qualidade, ele pode fazer o backup de tudo, deixando tudo ainda mais seguro.

Uma das maneiras de investir em automação é por meio do sistema tms, o qual confere uma série de facilidades, como por exemplo:

  • Faturamento automatizado;
  • Integração bancária;
  • Automatização de averbação de carga;
  • Mensageira automatizada de ocorrências etc.

Ou seja, falando de forma direta, não temos como deixar de mencionar que os recursos tecnológicos são excelentes e indispensáveis para evitar perdas, falhas, problemas com atraso etc.

Acima de tudo, a automação é capaz de melhorar de maneira significativa a precisão de dados, tudo através de monitoramento contínuo de todas as etapas.

Nos dias de hoje, não existe mais espaço para falhas no processo logístico, ainda mais levando em consideração a quantidade de tecnologia disponível.

2. Má contratação

Outro erro muito comum diz respeito à má contratação, a qual pode derrubar as suas operações, sendo esse um grave erro.

Na grande maioria das vezes, os principais fatores para que esse problema surja é a falta de conhecimento, experiência e competências.

Quando se tem uma má contratação, pode acabar trazendo uma série de problemas, como a exigência de reparo de peças hidráulicas precoce, atrasos de entrega, falta de produto etc.

Além disso, a má contratação também se estende para os funcionários que se tem em sua empresa. Muitas vezes se preza pelo baixo custo, mas isso pode acabar trazendo graves problemas.

O ideal é que ou contrate um pessoal preparado ou que os capacite, formando bons líderes. Tenha em mente que, quando se possui uma cultura organizacional forte, as chances de sucesso se tornam muito maiores.

A nossa dica é que você dê prioridade para a capacitação, desenvolvendo uma cultura de cooperação, onde os seus colaboradores se enxerguem como sendo um time.

3. Erro de cálculo

Fato é que, quando se tem custos mal calculados, eles podem acabar se tornando muito mais caros do que se imagina. Por consequência, pode gerar perda de receita, algo que nenhuma empresa deseja.

Sendo assim, se porventura a sua empresa ainda não tem um time especialista nisso, o melhor a se fazer é investir em uma equipe mais bem preparada.

4. Não acompanhar o mercado

Para manter a sua empresa sempre em relevância, é preciso ficar atento ao mercado e alinhar as expectativas de acordo com o que os clientes estão exigindo.

Todos os seus concorrentes, consumidores e parceiros possuem a tendência de se inovar e reinventar à medida que o mercado evolui.

Vamos supor que você é responsável pela gestão logística de cestas básicas completas, por exemplo. Nesse caso, fique atento a todos os feedbacks e a maneira com que o mercado tem lidado, para ajustar o que for necessário e se manter no topo.

5. Desconhecer os próprios indicadores de desempenho

Por fim, outro grande erro é não conhecer os seus próprios indicadores de desempenho. Afinal de contas, para poder saber de que maneira evoluir o seu negócio, deve-se colher, unir e mensurar todos os seus resultados.

Os bons gestores devem se focar em analisar todas as métricas da empresa, de modo a ter a certeza de que tudo está indo bem, antes que seja muito tarde.

Tenha em mente que as demandas de logística costumam mudar com o tempo. Por conta disso, a sua gestão precisa ter consciência de todas as métricas de desempenho.

A única maneira de saber se algo não está surtindo os efeitos esperados é por meio do monitoramento e análise.

É assim que se consegue mensurar vendas, atendimento, produtividade e qualidade de todos os seus serviços.

Por fim, devemos informar que sempre irá existir espaço para falhas, uma vez que não existe gestão perfeita.

Sendo assim, acaba sendo fundamental se aperfeiçoar de forma constante, para reduzir ao máximo todos os riscos.