Notícias

Os 4 maiores goleiros da história recente do Brasil

Se tem algo que nosso país sempre foi muito bom em formar no âmbito do futebol, é goleiro. Ao longo das décadas, diversos jogadores dessa posição saíram daqui para brilhar no exterior e, também, com a camisa da Seleção Brasileira. Mas, afinal de contas, quem foram os 4 maiores goleiros da história recente do Brasil? 

Querendo ou não, a profissão de goleiro costuma ser um pouco ingrata no mundo do futebol. Isso porque ela dificilmente é reconhecida da mesma forma que acontece com um atacante goleador ou, por exemplo, com um meia que encanta com passes e assistências quase que mágicas.

Os 4 maiores goleiros da história recente do Brasil

maiores goleiros

Ainda assim, existem alguns goleiros que fizeram parte da história do futebol brasileiro e que, já aposentados, estão no hall dos maiores do país nos últimos anos. Pensando nisso, separamos para você quatro nomes que se encaixam nesses critérios, para relembrarmos alguns dos melhores “guarda-redes” que já tivemos. Confira:

Rogério Ceni 

Não há como negar que um dos maiores goleiros da história recente do Brasil, senão o maior em termos de representatividade para o futebol como um todo, foi Rogério Ceni. O maior ídolo do São Paulo Futebol Clube fez história com a equipe paulista em mais de duas décadas de atuação com o Tricolor Paulista.

Formado nas categorias de base do São Paulo, Rogério Ceni subiu para a equipe profissional do clube em 1994. Foi somente em 1997 que o jogador assumiu a titularidade do Tricolor Paulista. Em compensação, não largou mais a camisa 1 de um dos gigantes brasileiros até 2015, quando se aposentou dos gramados.

Rogério Ceni é considerado um dos maiores goleiros brasileiros da história recente por seus inúmeros feitos. Em primeiro lugar, é o jogador que por mais vezes vestiu a camisa de um mesmo time (neste caso, o São Paulo) em todo mundo. Em segundo, porque foi campeão de tudo: Brasileirão, Libertadores da América, Mundial de Clubes, Sul-Americana e até mesmo Copa do Mundo (ainda que como terceiro goleiro).

Mas o fato que faz com que Rogério Ceni seja quase um ser místico na história do futebol, sem sombra de dúvidas, foram os gols. Ele é o goleiro que mais marcou gols na história desse esporte. Foram 131 bolas na rede, sendo 129 em jogos oficiais. A título de comparação, em 2005, ano em que o São Paulo foi campeão da Libertadores e do Mundial, ele marcou nada mais nada menos do que 22 gols.

Cláudio Taffarel

Se o nome de Rogério Ceni está eternizado na história do São Paulo, o de Cláudio Taffarel será lembrado, para sempre, na voz de um dos maiores narradores da história: Galvão Bueno. Tudo isso por conta do incomparável “sai que é tua, Taffarel”, proferido pelo jornalista na semifinal da Copa do Mundo de 1998, contra a Holanda, em que o goleiro acabou pegando um pênalti.

Mas obviamente a história de sucesso de Taffarel vai muito além do momento narrado por Galvão Bueno. O goleiro, que foi formado no Internacional e atingiu o seu sucesso com a camisa do Colorado no fim da década de 1980, brilhou e muito com a camisa da Seleção Brasileira e de outros grandes clubes.

Ele tem em seu currículo, além de uma Copa do Mundo e uma Copa América, conquistas como Europa League, Recopa Europeia, Coppa Italia, Campeonato Turco e por aí vai. Foi Bola de Prata entre jogadores de seleções duas vezes na carreira, com inúmeros sucessos em quase duas décadas de atuação.

Além do Internacional, Taffarel também passou pelo Parma (em duas oportunidades, sendo que a última marcou sua aposentadoria dos gramados), Reggiana, Atlético Mineiro e Galatasaray. Participou de três Copas do Mundo, tendo como seu sucessor na Seleção justamente o próximo tópico desta lista.

Marcos 

Dentre os maiores goleiros da história recente do Brasil, destacados nesta lista, só um carrega consigo um apelido de santo. Estamos falando de “São” Marcos, o goleiro titular da última conquista da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que marcou toda uma geração de torcedores fanáticos.

Antes de ser lembrado como goleiro do pentacampeonato do Brasil, Marcos é lembrado como ídolo do Palmeiras. Afinal de contas, assim como Rogério Ceni, o jogador atuou toda a sua carreira única e exclusivamente na equipe paulista. Foi no Verdão que o atleta fez os seus últimos anos de base e, depois que subiu, não largou mais o time.

Marcos começou a conquistar a titularidade do Palmeiras em 1999, quando assumiu a posição em definitivo no clube. Dali para frente, praticamente não largou mais – o que fez com que ele fosse convocado e titular, também, na Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2002. Vale ressaltar que brilhou muito naquela conquista.

Além da Copa do Mundo e Copa América com a Seleção, Marcos também venceu a Copa Libertadores com o Palmeiras e a Copa do Brasil. Está marcado na história do Verdão e do futebol nacional como um todo não apenas pelos títulos e defesas incríveis, mas também pela personalidade forte.

Dida 

Outro jogador que não pode ficar de fora da lista dos maiores goleiros da história recente do Brasil é Dida. Estamos falando de um goleiro que marcou época não apenas atuando por aqui, no Brasil, mas principalmente no exterior – de maneira que acabou abrindo espaço para outros no futuro.

Formado no Vitória, Dida se destacou mesmo no Cruzeiro. Em seguida, passou pelo Lugano (da Suíça) e Corinthians. Foi entre uma volta e outra com o Timão que o jogador foi parar no Milan. E foi na equipe italiana, um dos maiores clubes de toda a Europa, que o jogador se consagrou em definitivo.

Dida atuou de 2002 a 2010 pelo Milan, sendo titular absoluto em praticamente todas as temporadas. Nesse meio tempo, obviamente, vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Tem em seu currículo Copa do Mundo, Mundial de Clubes, Copa América, Libertadores e Liga dos Campeões – um vencedor nato.

Dida se aposentou dos gramados em 2015. Um ano antes, havia sido um dos titulares da equipe do Internacional.