Drywall: como utilizar na decoração?

Você sabia que o drywall é uma boa opção para utilizar na hora de decorar o seu ambiente? Ele oferece grande versatilidade em sua utilização, podendo contribuir para a criação de paredes, tetos, divisórias e, claro, diversos elementos decorativos.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais o drywall e algumas opções de decoração utilizando esse material. Confira!

O que é o drywall?

Drywall

O drywall é um tipo de material de construção, assim como o forro de pvc, que é produzido utilizando o gesso e o papel cartão, sendo uma opção muito utilizada para a criação de paredes internas e até mesmo tetos em alguns casos.

O drywall também pode ser chamado de placa de gesso, por conter o material em sua composição, ou também placa de gesso cartonado. Para que seja feito, é utilizado o gesso em seu núcleo e em volta dele irá o papel cartão que é conhecido por dar mais resistência ao drywall, assim como maior durabilidade.

Por ser um produto simples de instalar, o drywall é muito utilizado em áreas residenciais e comerciais, levantando paredes sem precisar de muita sujeira e dias de trabalho.

Você consegue moldar muito bem as peças, afinal, ele permite o corte de acordo com o tamanho que precisar para o ambiente. Também é possível pintar por cima dele, aplicar textura e muito mais. É possível conseguir um bom acabamento com ele.

Acima, você já conheceu algumas das vantagens do drywall, mas ainda existem muitas vantagens ligadas a esse material. Confira.

Vantagens do drywall

Separamos aqui algumas das principais vantagens que o drywall pode oferecer quando utilizado para a construção de paredes ou até mesmo na decoração de ambientes internos.

É um material versátil

 drywall é conhecido por ser uma opção versátil por possibilitar a realização de cortes no material quando for preciso, pintar por cima, moldar da maneira que preferir e, com isso, chegar ao resultado final que você estava esperando para o ambiente.

Resistência

Além de ser prático na hora da aplicação, o drywall irá garantir maior resistência para a sua nova parede, afinal, ele consegue resistir até mesmo a impactos e consegue suportar cargas pesadas sem que aconteça de rachar o material ou até mesmo quebrar de uma vez.

Isolamento acústico

Muitos ficam em dúvida na hora de escolher o drywall porque acreditam que uma parede que não é feita de tijolos poderá deixar passar som, barulhos, etc. Mas eles estão muito enganados. 

O drywall é um ótimo material para realizar o isolamento acústico de um cômodo para o outro, por isso, não se preocupe quanto a isso.

Isolamento térmico

No quesito isolamento, ele não para apenas no acústico. O drywall é um material capaz de isolar a temperatura de um ambiente, ou seja, poderá ajudar na hora da manutenção da temperatura interna do cômodo.

Isso pode ser ótimo para quem quer reduzir os custos em energia ou aquecimento e refrigeração.

Segurança contra incêndios

Sim, o drywall também é uma opção segura quando falamos de incêndios, sendo resistente ao fogo e podendo até mesmo ajudar a retardar a propagação das chamas caso ocorra um incêndio no local ou nas redondezas.

Sustentabilidade

Por fim, temos a sustentabilidade como pauta quando falamos de drywall. Por ser feito, em sua maioria, de gesso, ele é uma opção mais natural e renovável do que muitos outros disponíveis no mercado.

Decorações com drywall

Sim, é possível utilizar o drywall para realizar a decoração do seu ambiente, afinal, como citado acima, ele é fácil de moldar e pode ser pintado, texturizado e tudo mais. Com ele, você poderá criar:

Nichos com iluminação

Você consegue criar belos nichos com iluminação utilizando o drywall como material principal, sendo uma boa opção para criar certo interesse visual e trazer um toque funcional para a parede.

As luzes poderão ser embutidas, o que oferece um acabamento ainda melhor para o ambiente. O resultado final será algo delicado e super bonito.

Parede com molduras

As molduras na parede de drywall irão garantir um acabamento com profundidade, o que é ideal quando você quer incluir algumas fotos, destacar livros, obras de arte, etc.

Teto rebaixado com iluminação embutida

Essa opção de decoração utilizando o drywall traz muita elegância ao ambiente, além de contribuir para um acabamento bem feito em relação à iluminação do ambiente. As luzes embutidas irão proporcionar uma iluminação agradável e sofisticada, excelente para consultórios, salas, dentre outros ambientes.

Teto em caixotão

Para finalizar, temos a opção de criar um teto em caixotão utilizando o drywall. Trata-se de uma técnica utilizada no design de interiores, onde o intuito é criar no teto algumas molduras que costumam ser quadradas ou retangulares.

Certamente, será um acabamento diferenciado e que poderá decorar muito bem o ambiente.