Como aumentar sua produtividade trabalhando em casa

5 dicas para você melhorar seu desempenho e aumentar sua produtividade trabalhando em casa.

Entre tantas mudanças que a tecnologia trouxe para o universo profissional, certamente a flexibilidade de trabalhar remotamente é uma que mais se destaca entre elas.

Tem se tornado cada vez mais comum profissionais que trabalham com otimização de sites no Rio de Janeiro em agências de marketing digital cumprirem jornadas nos chamados ‘home office’.  Mas a possibilidade não se restringe apenas ao mercado relacionado ao marketing; alguns ramos de negócios mais flexíveis também têm permitido que profissionais trabalhem de casa, utilizando dos artifícios oferecidos pela mobilidade da era digital.

Mais que uma tendência de mercado, trabalhar em casa já tem se tornado uma realidade na vida de muitas pessoas. Porém, com as vantagens da flexibilização de horários, vem também o ônus de ter que se organizar pessoalmente para que a produtividade mantenha-se a mesma.

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 dicas para que você, profissional adepto ao home office, consiga aumentar seu nível de produtividade e rendimento mesmo em meio aos horários mais flexíveis:

Crie um ambiente específico para o trabalho

aumentar sua produtividade trabalhando em casa

Se trabalhar em casa traz a vantagem de ficar confortável o dia todo, com um computador no colo em qualquer lugar que seja, saiba que a falta de um ambiente específico para desenvolver o seu trabalho pode ser muito prejudicial para o seu rendimento.

Por isso, escolha um ambiente da casa para ser o seu local de trabalho, de preferência que te ponha em privacidade. Isso te ajudará a manter o foco no trabalho no momento em que ele estiver sendo desenvolvido, sem que você se distraia com o lançamento da nova temporada do Netflix tendo várias pendências para serem entregues.

Estabeleça uma rotina

Muitas pessoas sentem dificuldade em, no princípio, conciliar as atividades do dia a dia com as do trabalho. Por isso, estabeleça uma rotina, determinando um tempo para iniciar e concluir suas atividades referentes ao trabalho. Ainda que trabalhar em casa lhe permita horários mais flexíveis, criar uma rotina ajuda a educar o cérebro para entender quais são os momentos ideais para cada atividade a ser desenvolvida ao longo do seu dia.

Planeje-se conforme sua produtividade

Aqui é muito importante que você considere seus horários de trabalho de acordo com a sua produtividade. Tudo bem se você preferir trabalhar no período da noite, se de manhã é um período em que você não rende tão bem assim. O importante é que a rotina seja estabelecida – e cumprida!

Crie metas diárias

Entenda que, quando se trabalha em casa, você é o único responsável por suas entregas e resultados. Por isso, trabalhe de forma organizada, estabelecendo pequenas metas diárias que precisam ser cumpridas. Definir o que é prioridade para o dia e colocar aquilo como uma meta, vai te ajudar a alcançar um nível de produtividade muito maior do que se você deixar todas as pendências a serem cumpridas.

É preciso saber parar

Embora algumas pessoas se dispersam facilmente e, por isso, não conseguem manter o nível de produtividade trabalhando em casa, outras simplesmente perdem a noção do tempo e acabam trabalhando muito mais do que deveriam, fazendo do trabalho uma constante do levantar ao dormir.

Considerar todos os pontos elencados acima vai te conduzir a entender que saber a hora de começar e a hora de parar de trabalhar é igualmente importante.  O descanso também é necessário para que a sua produtividade aumente dia após dia.

Trabalhar em casa requer organização e mudanças de hábito que vão sendo adaptadas com o passar do tempo. Embora existam inúmeras vantagens, para manter sua produtividade alta, é importante considerar que na sua própria casa o seu chefe é você e, portanto, é preciso estar sempre atento às entregas e responsabilidades que só dependem do seu esforço.