Dicas para limpar os eletrodomésticos da cozinha

A limpeza da cozinha é uma das tarefas mais tediosas da casa, e você mais cedo ou mais tarde, deve enfrentar. No entanto, nada melhor do que acordar todos os dias e poder tomar o café da manhã numa cozinha limpa e resplandecente.

Deixar a cozinha limpa depois da bagunça que causamos todos os dias é bastante difícil. Claro, existem alguns elementos que sofrem mais do que outros, como os eletrodomésticos. 

Hoje no Instituto vamos explicar como limpá-los para que estejam sempre nas melhores condições e durem o máximo possível.

limpar os eletrodomésticos da cozinha

Forno de micro-ondas

É importante que você limpe seu micro-ondas com muita regularidade, pois é um dos eletrodomésticos que mais entra em contato com os alimentos prontos para consumo. 

Para mantê-lo limpo por mais tempo, o ideal é usar uma tampa para aquecer os alimentos. 

Para limpá-lo, recomendamos que aqueça o vinagre e suco de limão em uma tigela por alguns segundos, pois o vapor que produz amolece os respingos facilitando a remoção de restos de comida.

Forno

Quanto ao forno, podemos evitar que fique sujo colocando papel vegetal nas grades. Um bom truque é aplicar bicarbonato de sódio nas laterais do forno ainda quente e deixá-lo durante a noite.

Lava-louças

Para evitar que os filtros da máquina de lavar louça entupam, remova os restos de comida. Também é importante abrir a porta após cada pia para deixar o ar sair. Por outro lado, a cada três meses, verifique os orifícios dos braços giratórios com um palito e limpe as bordas das portas e as juntas com uma escova.

Máquina de lavar

Quanto à máquina de lavar, limpe o balde e os filtros para que não fiquem entupidos, além da caixa de detergente e da guarnição de borracha. 

Remova os resíduos de sabão: Se você notar que a água sai suja da máquina após o ciclo de lavagem, isso pode significar que há resíduos de sabão na máquina. 

Limpe o filtro: O filtro é um dos componentes principais da máquina de lavar e é importante mantê-lo limpo para evitar problemas. Para limpar o filtro, desligue a máquina e remova o filtro da parte inferior da máquina. Lave-o com água morna e sabão e deixe-o secar antes de colocá-lo de volta na máquina.

Remova a sujeira e a poeira: Se a sua máquina de lavar estiver acumulando poeira, a melhor maneira de removê-la é usando um pano úmido. Passe o pano na parte externa da máquina para remover a sujeira e a poeira. Isso vai ajudar a mantê-la limpa por mais tempo.

Remova o mofo: Se você notar que há mofo na máquina, é importante removê-lo o mais rápido possível. Para isso, desligue a máquina de lavar e remova toda a roupa e objetos que estiverem dentro dela. Em seguida, misture um copo de vinagre branco com água morna e coloque a mistura dentro da máquina. Feche a tampa e inicie um ciclo de lavagem com água quente. O vinagre vai remover o mofo das paredes da máquina.

Geladeira

Para ter uma geladeira saudável você deve mantê-la sempre limpa e com sua manutenção em dia. Se a sua estiver com problemas no motor, pode acabar estragando seus alimentos, o que acaba levando você a comprar uma geladeira nova

Siga nossas dicas para manter sua geladeira sempre limpa e funcional.

1. Limpe sua geladeira pelo menos uma vez por mês para evitar a acumulação de bactérias e mofo. Use água morna com detergente neutro para esfregar as prateleiras, portas e compartimentos internos.

2. Certifique-se de que seus alimentos estejam organizados e deixe espaço suficiente para que o ar circule entre eles. Coloque os alimentos mais novos na parte de trás e mantenha os alimentos mais velhos em uma caixa separada.

3. Mantenha o nível de temperatura ideal, que é de 5°C. Isso ajuda a evitar o crescimento de bactérias na geladeira.

4. Não guarde alimentos quentes na geladeira, pois podem aumentar a temperatura dentro da geladeira e contribuir para o crescimento de bactérias. Certifique-se de que os alimentos estejam frios antes de colocá-los na geladeira.

5. Descarte alimentos vencidos imediatamente para evitar o crescimento de bactérias e outros microorganismos prejudiciais.