Como configurar e mudar a senha do roteador TP-Link

Se você comprou um roteador, com certeza ele virá com uma senha padrão. Contudo, para garantir maior segurança é provável que você se questione sobre como configurar e mudar a senha do roteador TP-Link. Então, se é isso que você quer saber, continue nesse artigo que iremos sanar todas as suas dúvidas. Confira!

Você sabe como configurar e mudar a senha do roteador TP-Link? Para garantir que apenas as pessoas que você quer tenham acesso a sua internet, é essencial saber fazer esse procedimento. Então, para aprender como fazer isso, basta continuar nesta matéria!

Qual a importância de um roteador?

senha do roteador TP-Link

Nos dias de hoje, todo mundo precisa ter acesso a internet. Inclusive, há muitas pessoas que já consideram esse fato como uma questão de necessidade, não apenas de luxo ou conforto. E, de certa forma, esse não é um pensamento errado.

Afinal de contas, vários processos que antes eram feitos de forma presencial, hoje já se podem resolver remotamente. É claro que muito disso ocorreu por conta da pandemia, que acelerou essa migração para os processos digitais.

Contudo, é inegável perceber a tendência dos últimos anos de incluir facilidade por meio da internet. No entanto, para evitar dores de cabeça, é essencial que o usuário tenha uma internet de qualidade. Obviamente que muito disso é de responsabilidade da empresa da qual você contratou o pacote, mas sabia que o seu roteador também pode influenciar?

Muita gente não sabe, mas, às vezes, o fato de a sua internet estar lenta nem sempre é por culpa da empresa prestadora de serviço, mas sim por conta do seu roteador. Muita gente opta pelo roteador tp-link, mas você sabe se ele vale a pena? Falaremos sobre isso no próximo tópico.

Como é o roteador TP-Link?

Claro que essa resposta vai depender de acordo com o modelo que você comprou. Contudo, é inegável notar o quanto os roteadores TP-Link são populares entre os brasileiros, e não é por acaso. Na grande maioria das vezes, esses roteadores cumprem com aquilo que promete.

Fora isso, eles são bem práticos na hora de buscar o melhor alcance do sinal de internet. Afinal, além de oferecerem bom desempenho, também possuem fama por serem uma solução mais para solucionar problemas de conexão.

Ademais, não podemos deixar de citar o fato de que algumas pessoas usam esse roteador como um aparelho repetidor. E, ainda que ele não seja próprio para isso, em algumas ocasiões, isso pode dar certo.

Além disso, há roteadores TP-Link com duas, três, quatro e até cinco antenas, o que influencia no desempenho do dispositivo. Mas, obviamente, quanto maior o número de antenas, mais caro é o aparelho.

Quanto mais antena, maior a sua potência em distribuir e receber sinal de internet. Esses modelos são mais indicados para usuários que possuem muitos dispositivos que dependem do Wi-Fi.

Os roteadores TP-Link são indicados por serem considerados uma das melhores marcas no mercado, além do fato de o feedback dos usuários serem, na grande maioria, positivo. Apesar da gama de modelos ser grande, os mais procurados são aqueles que atendem a rede de fibra óptica.

Como configurar o roteador TP-Link?

Em parágrafos anteriores, citamos que há vários modelos de roteador TP-Link. Contudo, a empresa unificou a forma de como configurar e mudar a senha do roteador TP-Link. Então independente de qual seja o seu modelo, para configurá-lo, o que você deve fazer é:

  1. Conecte-se ao roteador através de uma aba do seu navegador e digite a seguinte sequência numérica: 192.168.0.1
    Atenção: pode acontecer de essa sequência de IP não conectar ao seu roteador. Nesse caso, é provável que o seu IP seja outro. Se esse for o seu caso, procure pelo número de IP correto abaixo do roteador, na caixa ou no manual de instrução.
  2. Em seguida, você deve logar com login e senha. Por padrão, tanto username quanto a senha é: admin. Mas, caso não dê certo, confira essa informação abaixo do dispositivo, na caixa ou no manual;
  3. Feito isso, irá abrir todas as configurações. Procure pela opção “Quick Setup”;

Depois disso, você deve apenas configurar o seu roteador da forma que achar ser mais apropriada. Contudo, uma dica é que você leve em consideração as seguintes informações:

  • Wireless Radio: habilita a conexão sem fio;
  • SSID: nome da rede sem fio;
  • Region: mantenha a opção “Brasil”, para seguir o fuso horário do país;
  • Channel: “auto” é a melhor opção;
  • Mode: selecione a que oferecer mais funções;
  • Channel Width: selecione “automático”;
  • Mas Tx Rate: define a velocidade máxima da rede. Escolha a maior que tiver.

Contudo, assim que você tiver configurado o seu roteador, é preciso reiniciá-lo, para que todas as configurações se mantenham salvas. Para tal, é só selecionar a opção “Reboot” e, feito isso, basta conectar ao aparelho, informando a senha.

Como mudar a senha do roteador TP-Link?

Certo, você já aprendeu a configurar, mas, e agora, como mudar a senha do roteador TP-Link? O procedimento é bem fácil e um pouco parecido com o que descrevemos acima. Mas para facilitar ainda mais o seu entendimento, confira o passo a passo a seguir.

  1. Primeiro, você deve abrir a aba do seu navegador e digitar o IP da LAN do roteador que, por padrão, é: 192.168.1.1. Mas, caso não for esse, verifique abaixo do aparelho, na caixa ou nas instruções;
  2. Em seguida, é só digitar o nome de usuário e senha, que por padrão é “admin” para ambos, com letra minúscula;
  3. Feito isso, na barra de configurações ao lado esquerdo, selecione a opção “Wireless”;
  4. Depois, selecione “Wireless Security”;
  5. Em seguida, no final da página, você deve selecionar a opção “WPA-PSK/WPA2-PSK;
  6. Na opção “PSK Password”, é só digitar a sua nova senha;
  7. Feito isso, você deve confirmar apertando em “Save”, ao final da página;
  8. Irá aparecer na sua tela uma mensagem de que é preciso reiniciar o roteador. Basta apertar em “ok”.
  9. Para reiniciar, vá até a opção “System Tools”;
  10. Clique em “Reboot”.

Pronto! Assim que você seguir esse passo a passo, a sua nova senha já será aplicada ao seu roteador e, por padrão, todos os aplicativos que estiverem conectados, irão se desconectar. Portanto, para poder ter acesso a rede wi-fi, deve-se informar a nova senha.