Plano de internet fibra – O que é e como funciona?

Um plano de internet fibra é o que muitas pessoas desejam, mas você sabe exatamente o que é a fibra ótica e como ela funciona? Provavelmente não, apenas sabe que essa é a melhor opção de conexão de internet atualmente, facilitando a vida de todos com uma conexão muito rápida e estável.

Neste conteúdo, com a ajuda dos especialistas Vendas Americanet, falaremos sobre o plano de internet fibra, explicando um pouco mais sobre o funcionamento desta tecnologia incrível que veio para revolucionar tudo aquilo que conhecíamos sobre conexão com a internet. Leia conosco, vamos lá!

Cabo de fibra ótica: o que é e como funciona?

Plano de internet fibra

Um plano de internet fibra nada mais é do que um cabo no qual passam filamentos transparentes muito finos de fibra de vidro ou polímeros plásticos, mais ou menos grossos como um fio de cabelo, que são protegidos por uma capa de borracha isolante.

Comparado a um cabo de cobre normal, chamado de par trançado, um cabo de fibra pode transportar muito mais dados por unidade de tempo e também ser mais leve, mais flexível e imune a distúrbios elétricos ou devido às condições atmosféricas (como variações de temperatura).

Graças a essas características particulares, a fibra ótica consegue obter desempenhos significativamente superiores aos oferecidos pelo par clássico de cobre. De fato, uma transferência de dados via cabo de fibra ótica não só não sofre diminuição do sinal à distância, como é capaz de explorar uma faixa de frequência muito maior permitindo atingir velocidades de transmissão potencialmente altas.

Qual é a diferença entre um plano de internet fibra e ADSL?

As diferenças físicas dos cabos de conexão são a base das diferentes características de uma conexão ADSL (internet antiga e comum) e de outra fibra ótica. De fato, o cabo ADSL é composto de cobre e é chamado de “par trançado”, enquanto o de fibra ótica é composto de finos filamentos de fibra de vidro e permite movimentos de dados maiores e mais rápidos.

De fato, a velocidade máxima de download que pode ser alcançada com uma conexão ADSL é baixa. Com fibra ótica, esse valor é muito superior, o que confere a qualidade superior não só de velocidade, mas também de conexão estável da fibra.

Até pouco tempo atrás havia também uma clara diferença econômica entre ADSL e um plano de internet fibra. As ofertas para este último, de fato, apresentavam taxas mais altas, afastando muitos usuários potencialmente interessados. Com o tempo, porém, a situação melhorou graças ao avanço da tecnologia e ao aumento da demanda e da concorrência no mercado. Até à data, a ligação por fibra ótica é geralmente fornecida por prestadores em condições econômicas vantajosas tanto para ativação como para gestão.

Quais são as vantagens da fibra ótica?

A maior velocidade e estabilidade de uma conexão com fibra ótica oferece vantagens consideráveis. Especialmente se você estiver interessado em usar a internet para realizar operações que exigem uma troca intensa e contínua de dados. Por exemplo:

  • Uma alta velocidade de download, que permite baixar arquivos muito grandes em pouco tempo. Isso não era possível com tanta facilidade, quando ainda dependíamos da conexão ADSL ou até mesmo via rádio;
  • Uma alta velocidade de upload, muito útil, por exemplo, se você precisar enviar anexos grandes por e-mail. O mesmo exemplo que citamos anteriormente;
  • Estabilidade e velocidade no streaming de vídeo, especialmente se você assistir a filmes de alta qualidade, sem travar em nenhum momento;
  • Estabilidade durante os videogames online, o que significa um ping muito baixo (ou seja, o tempo que o servidor leva para responder às suas solicitações) e total ausência de lag (ou seja, atraso nas ações);
  • Excelente qualidade de chamadas de vídeo, com uma imagem suave e nítida e sem problemas de áudio.

Fibra ótica: do que depende a velocidade da conexão?

Os fatores que podem afetar negativamente o desempenho da sua conexão de internet via fibra podem ser divididos em duas categorias:

  • Fatores relacionados ao hardware: por exemplo, um PC desatualizado ou um sistema operacional desatualizado;
  • Fatores devido ao software: como a presença de software malicioso, muitos dispositivos conectados ou simplesmente muito tráfego naquele momento em determinado site.

Deve-se ressaltar que, mesmo na presença de uma conexão de fibra ótica, parte da conexão pode consistir em um par de cobre e, assim, afetar a velocidade da conexão. De fato, é necessário distinguir entre diferentes tecnologias de conectividade:

  • ADSL com par trançado de cobre;
  • O “Fiber to the Cabinet” (FTTC): fibra ótica híbrida + par de cobre;
  • Fiber to the Home (FTTH): conexão totalmente com fibra ótica.

Como vimos até aqui, um plano de internet fibra sempre será a melhor opção dentre as outras disponíveis. Entre em contato com a Americanet e solicite um orçamento de plano com base na quantidade de mega que você necessita. Até a próxima!