Significado das cores no marketing – Entenda mais sobre o assunto!

O significado das cores no marketing pode ser diferente a partir de cada uma a ser escolhida. As cores na definição de uma linha de produtos gráficos são cruciais. A psicologia da cor é a base da mensagem e dos estímulos que chegam ao público.

As cores desempenham um papel muito importante no marketing: elas contribuem para a definição da chamada identidade da marca. Devem ser cativantes e coerentes com a natureza do produto e a filosofia da empresa.

As cores, acima de tudo, têm significados específicos, na base do marketing e do neuromarketing. Vamos ver como a psicologia das cores pode ajudar na definição de uma linha gráfica. Leia conosco e entenda o significado das cores no marketing. Vamos lá!

Significado das cores no marketing: a psicologia das cores

Significado das cores no marketing

As cores têm um poder imenso para os olhos: são capazes de despertar emoções e sensações no espectador. Por isso, o neuromarketing estuda, entre outras coisas, qual cor escolher para captar a atenção do público.

As cores são capazes de estimular algumas partes do cérebro e não outras e estão ligadas a um simbolismo ao qual estamos inconscientemente ancorados.

Segundo alguns estudos, 90% das interações entre produto e usuário são influenciadas pela escolha da cor utilizada para os gráficos. Isso significa que a cor, mais do que outros elementos, pode ou não atrair a atenção de potenciais compradores.

Significado das cores no marketing: cor na criação de identidade da marca

Afinal, qual o significado das cores no marketing? As empresas devem escolher a cor de sua marca tentando aproveitar ao máximo a mensagem que desejam transmitir, com base nos significados das cores individuais no marketing. A cor escolhida deve ser coerente com os ideais, com a natureza e tradição da marca.

É então necessário se manter muito apegado à cor escolhida, para não criar “confusão” para o cliente final (a não ser que o objetivo comunicativo mude).

Quais são as cores mais utilizadas pelas principais marcas de sucesso? O azul de 33% das empresas, o vermelho de 29%, o preto de 28%, e cai muito com o amarelo escolhido por 13% das marcas. 95% das marcas famosas usam duas cores em seus gráficos, e apenas 5% usam mais.

Cores quentes e frias

A primeira distinção a ser feita na escolha de uma cor com base em seu significado e psicologia é aquela entre cores “quentes e frias”, que claramente despertam emoções e sensações muito diferentes. As cores quentes estão ligadas ao calor, ao sol, ao fogo, à paixão e ao amor.

Elas são todos os tons em torno do vermelho, com tons que vão do laranja brilhante ao amarelo quente. São cores que criam proximidade, envolvimento e criam contato. Cores frias, como azul, verde, roxo, são cores mais relacionadas à confiança e segurança.

Depois, há o branco, que é um símbolo de pureza, perfeição e elegância. É a “não cor” que transmite requinte e simplicidade ao mesmo tempo.

O preto está ligado a sentimentos de medo e escuridão, mas também, sobretudo, à aceitação de elegância e luxo. O cinza é uma cor neutra, simples e linear que se sai muito bem em nível gráfico quando contrastada com uma cor muito forte e extravagante, cujos significados enfatiza.

Vermelho: quando escolhê-lo

Qual o significado das cores no marketing? O vermelho é a cor quente por excelência, é uma cor brilhante, que representa o amor, a paixão, a força. Mas, vermelho também é a cor do sangue, que imediatamente traz o pensamento de perigo, urgência e chama a atenção.

Justamente por isso, o vermelho é escolhido para visibilidade imediata, como promoções. O vermelho, portanto, tem um importante valor comunicativo que deve ser gerenciado e pensado.

Destaca-se nos olhos e chama imediatamente a atenção, mas ao mesmo tempo cansa a vista e aumenta a circulação sanguínea. Deve ser usado com cuidado.

O vermelho brilhante é muito bom para destacar a escrita, um título ou um botão de um site. Para gráficos, um tom mais escuro, menos irritante e mais sério é melhor.

Vermelho, combinado com laranja ou verde, é usado em restaurantes. Os tons escuros são mais elegantes e sensuais, expressando maturidade e menos leveza, e são frequentemente associados a cosméticos e perfumes. Deve-se evitar o vermelho nos setores de saúde, e também não é recomendado para o mundo financeiro, pois lembra perigo e alerta.

Laranja

Continuamos a falar sobre cores no marketing com foco no laranja. Laranja, a meio caminho entre vermelho e amarelo, é um símbolo de positividade, energia e entusiasmo. É usado para atrair a atenção do usuário, mas, sobretudo, para envolvê-lo e buscar a interação.

É uma cor dinâmica e alegre, principalmente quando combinada com cores como verde e azul, conseguem enfatizar os elementos gráficos sem sobrecarregá-los. É uma cor que cai muito bem no mundo da infância pelo seu apelo à criatividade e à brincadeira. É melhor evitá-lo se você estiver tentando enviar uma mensagem mais séria e direta. Até a próxima!