Por que antecipar as parcelas de um empréstimo? Confira as vantagens!

A antecipação do pagamento de parcelas de um empréstimo consiste em pagar algumas parcelas acordadas com a instituição financeira antes de seus prazos de vencimento. Com isso, é possível economizar o valor que seria referente aos juros que estão embutidos no montante do seu empréstimo. 

Quando você contrata um empréstimo, as parcelas necessárias para quitá-lo são constituídas de valores referentes à amortização da dívida e o restante refere-se aos juros da contratação.  

Dessa forma, ao antecipar algumas parcelas, é concedido um desconto nos valores referentes aos juros. 

A antecipação é um ato previsto no Código de Defesa do Consumidor e por conta disso, deve ser aceito por todas as instituições financeiras. A maioria delas oferece uma simulação em seu próprio site. Dessa forma, você já consegue ter uma breve noção se vale ou não a pena antecipar as parcelas do seu empréstimo antes de começar de fato as negociações. 

Quando vale a pena realizar a antecipação de parcelas?

Antecipar as parcelas do seu empréstimo pode ser uma excelente estratégia para quitar a sua dívida o quanto antes. No entanto, é preciso realizar os cálculos para ter certeza de que realmente você estará se beneficiando. 

Separamos algumas dicas para você avaliar e entender se as suas condições e possibilidades se beneficiarão da antecipação de algumas parcelas!  

  • Utilizar um valor extra recebido, por exemplo o 13° ou FGTS, pode ser uma boa oportunidade para quitar algumas parcelas, uma vez que é um valor que não está comprometido e que não fará falta para o pagamento de outras contas mensais. 
  • Se você tiver um valor investido em um percentual de retorno menor que o percentual de juros sobre a sua dívida, pode ser uma boa alternativa utilizá-lo para quitar suas parcelas. 
  • Negocie com a instituição financeira um desconto considerável para realizar a antecipação. Afinal, eles receberão um dinheiro à vista que demoraria meses ou anos para entrar. Então, nada mais justo que você receber um bom desconto, não é mesmo?  

Ressaltamos que essa decisão deve ser muito bem pensada e planejada, uma vez que pode interferir diretamente na sua saúde financeira. 

Confira algumas vantagens 

Antecipar o pagamento de suas parcelas pode ser uma excelente estratégia financeira. Confira as vantagens a seguir: 

  • Uma vez que será cobrado menos juros, você economiza dinheiro e conseguirá utilizá-lo de uma forma mais benéfica para a sua família ou para a sua empresa, caso seja um empreendedor. 
  • Ao pagar as suas dívidas antes do seu vencimento, você demonstra às instituições financeiras que você é confiável e possui um histórico de bom pagador. Dessa forma, suas chances de conseguir novos empréstimos com condições melhores, aumentam. 
  • A antecipação pode promover mais tranquilidade sobre os seus compromissos financeiros futuros, já que você está quitando mais rápido essa dívida. 

Conclusão 

Antecipar o pagamento das parcelas do seu empréstimo pode ser uma ótima estratégia para aumentar a sua saúde financeira. 

No entanto, todas as variáveis da negociação devem ser analisadas e estudadas para entender se é realmente uma boa alternativa dentro das suas necessidades e possibilidades. 

E lembre-se que sempre há a possibilidade de refinanciar a sua dívida por outra que possua juros mais atrativos, como por exemplo, contratando a modalidade de crédito com garantia

A CashMe é uma fintech que possui as melhores taxas do mercado nesta modalidade. Conheça as condições fazendo sua simulação agora mesmo!