Principais materiais para construir uma casa

Já parou para pensar o que é preciso ter para construir uma casa? Durante uma obra, são utilizados materiais diversos, assim como ferramentas, e, por isso, é importante entender sobre o assunto para não faltar nada.

Isso se torna ainda mais importante quando falamos de construir uma casa do zero, afinal, você passará por todos os processos da construção.

A seguir, vamos entender mais sobre o que é necessário para construir uma casa do zero e quais as vantagens de tomar essa decisão ao invés de comprar algo pronto. Confira.

Vantagens de construir uma casa do zero

construir uma casa

Construir uma casa do zero tem suas vantagens, afinal, é algo que será feito inteiramente a partir de um projeto que foi planejado juntamente com você – além de todos os profissionais contratados para tal.

Entre as principais vantagens dessa construção do zero, temos a possibilidade de personalizar tudo do seu jeito, afinal, ela será feita para agradar o dono e atender às suas necessidades.

Além disso, pode ser a opção mais econômica no mercado, já que as casas já prontas terão um valor de mercado mais alto por já estarem prontas e serem feitas para a venda (visando o lucro da construtora ou do proprietário). 

Quando você faz a casa, além de não haver ajuste para ter lucro no final, você poderá escolher materiais mais em conta e que sejam de qualidade.

Ou seja, é a oportunidade de ter a casa dos sonhos, feita do jeito que desejar, e ainda conseguindo melhores preços no mercado.

Como se organizar financeiramente para construir uma casa

Se você leu até aqui, certamente está interessado em construir a sua casa do zero ou está pensando no assunto. Por isso, para te ajudar, existem algumas formas de se organizar financeiramente para isso.

Para começar, tenha o seu orçamento muito bem definido, afinal, os seus gastos devem estar dentro do seu orçamento para que não haja prejuízo ou falta de dinheiro para finalizar a obra. Além disso, no final você terá uma noção melhor sobre o quanto gastou, podendo até mesmo ser útil caso tenha interesse em vender a construção depois.

Planeje todo o processo de construção, desde a compra do terreno até os últimos detalhes de decoração. Com um bom planejamento, ficará mais fácil seguir os passos e até mesmo ter uma noção do tempo que levará para tudo estar pronto.

Se está no começo do processo, evite gastar dinheiro de forma banal e comece a reservar um valor mensal para que a sua obra saia do papel.

Por fim, não se esqueça de contar com bons materiais e profissionais qualificados para prestar serviços em sua construção.

Principais materiais para a construção

Os materiais utilizados em uma construção podem variar, afinal, haverá diferentes opções de modelos e produtos no mercado. Mas, entre os principais, temos:

PVC

O PVC é um excelente material para se utilizar na construção de uma casa, afinal, é conhecido por ser bastante versátil, oferecer benefícios variados – como alta durabilidade, resistência e opções diferentes de design e muito mais – e pelo seu custo x benefício.

Além disso, é uma opção que irá levar maior segurança para a obra, já que é leve e fácil de ser instalado, assim como é fácil realizar a manutenção deste material. Costuma ser utilizado tanto em residências quanto pontos comerciais, escritórios, etc.

O PVC pode ser utilizado nas portas e janelas, no forro pvc e até mesmo em áreas que recebem muita umidade.

Madeira

A madeira também é uma opção versátil e que pode ser útil em diversas áreas da construção, seja para fortalecer a casa, decorar, mobiliar, etc. Na estrutura, a madeira está entre os materiais mais importantes, oferecendo mais resistência e força para a construção.

Tijolos

No Brasil, construir uma casa sem tijolos é impossível – a não ser, que seja uma casa toda feita em madeira. Mas, de modo geral, o tijolo será um dos materiais essenciais para a obra. Eles irão contribuir para que as primeiras paredes sejam levantadas.

Gesso

Outro excelente material é o gesso, que também pode ser útil para diversas funções. Por exemplo, ele pode ser útil tanto para realizar o revestimento do teto e paredes quanto para realizar o acabamento dos ambientes presentes na construção.