Principais materiais para construir uma casa
Já parou para pensar o que é preciso ter para construir uma casa? Durante uma obra, são utilizados materiais diversos, assim como ferramentas, e, por isso, é importante entender sobre o assunto para não faltar nada.
Isso se torna ainda mais importante quando falamos de construir uma casa do zero, afinal, você passará por todos os processos da construção.
A seguir, vamos entender mais sobre o que é necessário para construir uma casa do zero e quais as vantagens de tomar essa decisão ao invés de comprar algo pronto. Confira.
Vantagens de construir uma casa do zero
Construir uma casa do zero tem suas vantagens, afinal, é algo que será feito inteiramente a partir de um projeto que foi planejado juntamente com você – além de todos os profissionais contratados para tal.
Entre as principais vantagens dessa construção do zero, temos a possibilidade de personalizar tudo do seu jeito, afinal, ela será feita para agradar o dono e atender às suas necessidades.
Além disso, pode ser a opção mais econômica no mercado, já que as casas já prontas terão um valor de mercado mais alto por já estarem prontas e serem feitas para a venda (visando o lucro da construtora ou do proprietário).
Quando você faz a casa, além de não haver ajuste para ter lucro no final, você poderá escolher materiais mais em conta e que sejam de qualidade.
Ou seja, é a oportunidade de ter a casa dos sonhos, feita do jeito que desejar, e ainda conseguindo melhores preços no mercado.
Como se organizar financeiramente para construir uma casa
Se você leu até aqui, certamente está interessado em construir a sua casa do zero ou está pensando no assunto. Por isso, para te ajudar, existem algumas formas de se organizar financeiramente para isso.
Para começar, tenha o seu orçamento muito bem definido, afinal, os seus gastos devem estar dentro do seu orçamento para que não haja prejuízo ou falta de dinheiro para finalizar a obra. Além disso, no final você terá uma noção melhor sobre o quanto gastou, podendo até mesmo ser útil caso tenha interesse em vender a construção depois.
Planeje todo o processo de construção, desde a compra do terreno até os últimos detalhes de decoração. Com um bom planejamento, ficará mais fácil seguir os passos e até mesmo ter uma noção do tempo que levará para tudo estar pronto.
Se está no começo do processo, evite gastar dinheiro de forma banal e comece a reservar um valor mensal para que a sua obra saia do papel.
Por fim, não se esqueça de contar com bons materiais e profissionais qualificados para prestar serviços em sua construção.
Principais materiais para a construção
Os materiais utilizados em uma construção podem variar, afinal, haverá diferentes opções de modelos e produtos no mercado. Mas, entre os principais, temos:
PVC
O PVC é um excelente material para se utilizar na construção de uma casa, afinal, é conhecido por ser bastante versátil, oferecer benefícios variados – como alta durabilidade, resistência e opções diferentes de design e muito mais – e pelo seu custo x benefício.
Além disso, é uma opção que irá levar maior segurança para a obra, já que é leve e fácil de ser instalado, assim como é fácil realizar a manutenção deste material. Costuma ser utilizado tanto em residências quanto pontos comerciais, escritórios, etc.
O PVC pode ser utilizado nas portas e janelas, no forro pvc e até mesmo em áreas que recebem muita umidade.
Madeira
A madeira também é uma opção versátil e que pode ser útil em diversas áreas da construção, seja para fortalecer a casa, decorar, mobiliar, etc. Na estrutura, a madeira está entre os materiais mais importantes, oferecendo mais resistência e força para a construção.
Tijolos
No Brasil, construir uma casa sem tijolos é impossível – a não ser, que seja uma casa toda feita em madeira. Mas, de modo geral, o tijolo será um dos materiais essenciais para a obra. Eles irão contribuir para que as primeiras paredes sejam levantadas.
Gesso
Outro excelente material é o gesso, que também pode ser útil para diversas funções. Por exemplo, ele pode ser útil tanto para realizar o revestimento do teto e paredes quanto para realizar o acabamento dos ambientes presentes na construção.