O que comprar para um setup gamer?

Um setup gamer é o sonho de consumo de muitos entusiastas e jogadores profissionais. Com o avanço da tecnologia e o crescimento do mercado de jogos eletrônicos, ter um espaço confortável e bem equipado para desfrutar dos melhores títulos disponíveis no mercado tem se tornado cada vez mais comum.

O que comprar para um setup gamer?

setup gamer

Um bom setup gamer é composto por vários elementos, que quando combinados proporcionam uma experiência de imersão e performance incríveis.

Escolhendo o computador ideal

O primeiro passo para montar um excelente setup gamer é a escolha do computador. Investir em um bom equipamento é fundamental, pois é ele que irá rodar os jogos e garantir uma experiência fluida. Há duas opções principais: desktops e notebooks.

Desktops são mais indicados para quem busca desempenho máximo e maior possibilidade de personalização e upgrades.

Ao escolher um desktop, é importante focar em componentes como processador, placa de vídeo, memória RAM e armazenamento.

A combinação ideal dependerá dos jogos que você pretende rodar e do seu orçamento.

Notebooks gamers também são uma opção interessante, principalmente para quem precisa de mobilidade. Apesar de geralmente possuírem desempenho inferior aos desktops, notebooks gamers mais recentes oferecem performance suficiente para rodar muitos jogos atuais com qualidade gráfica elevada.

Preste atenção nas especificações técnicas e na autonomia de bateria.

Monitor: resolução e taxa de atualização

O monitor é o dispositivo responsável por exibir as imagens geradas pelo computador. Existem várias opções no mercado, com diferentes tamanhos, resoluções e taxas de atualização. Para um setup gamer, é importante escolher um monitor que proporcione imagens nítidas e fluidas.

A resolução é a quantidade de pixels que compõem a imagem. Monitores Full HD (1920×1080 pixels) são os mais comuns, mas monitores 4K (3840×2160 pixels) oferecem maior detalhamento e nitidez.

A escolha da resolução dependerá da capacidade do seu computador e do tipo de jogo que você deseja rodar.

A taxa de atualização, medida em Hertz (Hz), indica a frequência com que o monitor atualiza a imagem. Monitores gamers costumam ter taxas de atualização entre 144Hz e 240Hz, proporcionando maior fluidez e redução de “screen tearing” (imagem cortada).

A taxa de atualização ideal para o seu setup gamer dependerá dos jogos que você pretende rodar e das especificações do seu computador.

Teclado e mouse: conforto e precisão

O teclado e o mouse são dispositivos de entrada essenciais para um setup gamer. Eles devem ser confortáveis e proporcionar precisão e rapidez nas ações. Os teclados mecânicos são os mais indicados para gamers, pois oferecem melhor resposta e durabilidade.

Muitos modelos possuem iluminação RGB personalizável e teclas programáveis.

Já o mouse deve ter boa ergonomia e contar com sensores de alta precisão para garantir movimentos rápidos e precisos. Mouses com ajuste de DPI (pontos por polegada) são ideais para gamers, pois permitem a personalização da sensibilidade de acordo com as necessidades do jogador.

Alguns modelos possuem botões adicionais que podem ser programados para facilitar a execução de comandos nos jogos.

Headset: som imersivo e comunicação clara

O som é um elemento fundamental para a imersão nos jogos, e um bom headset faz toda a diferença no seu setup gamer. Opte por modelos com som surround, que proporcionam maior percepção espacial e ajudam a identificar a direção de onde os sons estão vindo.

Escolha um headset com microfone de qualidade, para garantir uma comunicação clara com seus amigos e colegas de equipe nos jogos online.

Conforto também é um fator importante na escolha do headset. Verifique se o modelo possui ajustes de tamanho e almofadas macias que permitam longas sessões de jogo sem desconforto.

Cadeira gamer: ergonomia e estilo

Passar horas sentado jogando exige uma cadeira que ofereça conforto e apoio adequado para a coluna. Cadeiras gamers são projetadas especificamente para atender a essas necessidades, combinando ergonomia, estilo e durabilidade.

Ao escolher uma cadeira gamer, verifique se ela possui ajustes de altura, inclinação e apoio para os braços. Além disso, opte por modelos com almofadas lombares e cervicais removíveis para garantir um maior conforto e adaptação às suas necessidades.

O design e as cores também são importantes, pois ajudam a compor o estilo do seu setup gamer.

Iluminação e organização do espaço

Por fim, a iluminação e a organização do espaço são elementos que ajudam a criar uma atmosfera agradável e propícia para jogar. Invista em uma iluminação adequada, que não cause reflexos no monitor e nem cansaço visual.

LED strips e lâmpadas RGB são ótimas opções para adicionar um toque de estilo e personalização ao seu setup gamer.

Mantenha o espaço organizado com suportes para headset, cabos e controles, facilitando o acesso aos dispositivos e evitando a bagunça.

Escolha uma mesa que ofereça espaço suficiente para acomodar todos os seus equipamentos e acessórios de forma organizada e ergonômica.

Com todos esses elementos em mente, você estará no caminho certo para montar o setup gamer dos seus sonhos. Lembre-se de que a escolha de cada componente dependerá das suas necessidades, preferências e orçamento.

O importante é garantir uma experiência de jogo confortável, imersiva e, acima de tudo, divertida.