O papel da identidade corporativa na criação de uma imagem favorável para empresa

Uma identidade corporativa é uma imagem de uma empresa formada pela combinação de uma imagem visual e vários elementos gráficos criados no mesmo estilo.

Em outras palavras, a identidade corporativa pode ser definida como um conjunto de meios visuais, pictóricos e informativos por meio dos quais a empresa enfatiza sua individualidade. Esse é um tipo de linguagem especial com a qual a empresa endereça mensagens a compradores fiéis e potenciais.

 No campo da publicidade, costuma-se identificar a identidade corporativa com um complexo de técnicas plásticas, coloridas, gráficas, acústicas e composicionais que garantem a unidade estilística dos produtos fabricados pela empresa e seus eventos promocionais, proporcionando uma comparação do produto com o nome, missão e filosofia da empresa.

Uma identidade corporativa individual pode ser usada como uma das ferramentas para promover a empresa no mercado e atrair a atenção do consumidor. A identidade corporativa é um dos elementos independentes do marketing e está sujeita a certas leis.  Identidades corporativas fortes são vitais e instrumentais para moldar os sentimentos das pessoas sobre sua marca e seus produtos ou serviços. No mercado competitivo de hoje, é vital para organizações de todos os tamanhos, missões e propósitos estabelecer um manual de identidade corporativa, guia de estilo de marca, princípios e tom de voz.

IMPORTÂNCIA DE UMA IDENTIDADE CORPORATIVA FORTE

  1.  Coesão:  Estabelecer uma identidade de marca corporativa consistente garante que todos na organização se apresentem da mesma maneira sempre que interagirem com clientes, partes interessadas e clientes em potencial. 
  1. Perícia: A identidade de uma empresa ajuda a projetar sua marca como um especialista confiável em seu setor. 
  1. Confiabilidade: Uma identidade corporativa cuidadosamente elaborada e cultivada ajuda a padronizar a apresentação visual da sua marca em todos os canais, como e-mail, mídia social etc.
  1. Autoridade: Uma forte identidade corporativa o diferencia da concorrência e torna sua marca facilmente reconhecível por meio de design, comunicação e ação.

A identidade corporativa implica a necessidade de usar uma abordagem unificada no design de produtos publicitários e comerciais, uniformes e embalagens, materiais de PDV, etc. Sua principal tarefa é criar uma determinada imagem e formar um ideal correspondente a ela, o que desempenha um papel importante para a empresa.

O PAPEL DA IDENTIDADE CORPORATIVA NO MARKETING DA SUA EMPRESA

A identidade corporativa no marketing desempenha várias funções: As principais delas são as funções da imagem, identificadora e diferenciadora.

  • A  função de imagem da identidade corporativa é criar e manter uma imagem única, atraente e reconhecível da empresa, projetada para ajudar a aumentar seu prestígio e fortalecer sua reputação no mercado. Até o momento, os especialistas comprovaram que a percepção positiva da imagem visual da empresa pelo público-alvo é transferida para seus produtos. 
  •  A função identificadora da identidade corporativa se manifesta no fato de identificar visualmente produtos e publicidade, indicando sua conexão com uma determinada empresa. 
  • A função diferenciadora se reduz à capacidade do estilo corporativo de distinguir os produtos da empresa e sua publicidade de toda a massa de análogos do mercado, atuando como uma espécie de “transportador de informações”. 

Outros elementos da identidade corporativa que são importantes do ponto de vista da construção e promoção da imagem da empresa no mercado incluem emblemas, slogan corporativo, normas internas da empresa, um comunicador permanente (a cara da empresa) e outros componentes.

A UTILIZAÇÃO DA IDENTIDADE CORPORATIVA COMO COMPONENTE DA IMAGEM DA EMPRESA

 Em sentido geral, entende-se por imagem da empresa a imagem que se desenvolve na cabeça dos consumidores e demais stakeholders em relação à empresa, suas atividades, bens e serviços por ela oferecidos. A imagem positiva da empresa é uma de suas vantagens competitivas e facilita seu acesso aos recursos. 

Até o momento, a identidade corporativa é considerada um meio bastante poderoso de criar uma imagem positiva da empresa. Acredita-se que a identidade corporativa deva necessariamente representar várias características da imagem corporativa da organização. Com seu uso adequado, é capaz de aumentar significativamente o número de consumidores da marca, tornando a publicidade da empresa mais atraente e vibrante. 

A identidade corporativa atua como uma personificação visual da imagem da organização e transmite seus valores básicos em forma de áudio-gráfico. 

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA IDENTIDADE CORPORATIVA 

O processo de desenvolvimento de uma identidade corporativa adequada e, em certa medida, refletindo a imagem da empresa, consiste em várias etapas sucessivas. As principais etapas de sua criação são: 

  1. Elaboração de um brief que conte sobre a empresa, o mercado e recomendações para o desenvolvimento da identidade corporativa.  
  1. Definição do conceito e estratégia de identidade corporativa (seleção e formulação das principais ideias que estão na base da imagem da empresa, que devem reflectir-se na identidade corporativa).
  1. Elaboração de uma ideia sobre os elementos da identidade corporativa).
  1. Solução visual mediada pela escolha de cores corporativas, fontes e outros objetos gráficos.
  1. Desenvolvimento de um logotipo exclusivo que seja fácil de lembrar para os clientes. 
  1. Desenvolvimento de outros elementos da identidade corporativa.
  1. Compilar um brand book que identifique o estilo da empresa.
  1. Fornecendo proteção de patente para identidade corporativa. 

Vale ressaltar que criar uma identidade corporativa não é uma tarefa fácil. Muitas empresas usam os serviços especializados para resolvê-lo. As melhores soluções de  serviços você encontra aqui. Estes serviços o ajudarão a evitar muitos erros, como inconsistência de design com as especificidades da empresa, uso de fontes e cores selecionadas incorretamente, e incapacidade de criar uma imagem coerente com todos os componentes.