O papel da identidade corporativa na criação de uma imagem favorável para empresa
Uma identidade corporativa é uma imagem de uma empresa formada pela combinação de uma imagem visual e vários elementos gráficos criados no mesmo estilo.
Em outras palavras, a identidade corporativa pode ser definida como um conjunto de meios visuais, pictóricos e informativos por meio dos quais a empresa enfatiza sua individualidade. Esse é um tipo de linguagem especial com a qual a empresa endereça mensagens a compradores fiéis e potenciais.
No campo da publicidade, costuma-se identificar a identidade corporativa com um complexo de técnicas plásticas, coloridas, gráficas, acústicas e composicionais que garantem a unidade estilística dos produtos fabricados pela empresa e seus eventos promocionais, proporcionando uma comparação do produto com o nome, missão e filosofia da empresa.
Uma identidade corporativa individual pode ser usada como uma das ferramentas para promover a empresa no mercado e atrair a atenção do consumidor. A identidade corporativa é um dos elementos independentes do marketing e está sujeita a certas leis. Identidades corporativas fortes são vitais e instrumentais para moldar os sentimentos das pessoas sobre sua marca e seus produtos ou serviços. No mercado competitivo de hoje, é vital para organizações de todos os tamanhos, missões e propósitos estabelecer um manual de identidade corporativa, guia de estilo de marca, princípios e tom de voz.
IMPORTÂNCIA DE UMA IDENTIDADE CORPORATIVA FORTE
- Coesão: Estabelecer uma identidade de marca corporativa consistente garante que todos na organização se apresentem da mesma maneira sempre que interagirem com clientes, partes interessadas e clientes em potencial.
- Perícia: A identidade de uma empresa ajuda a projetar sua marca como um especialista confiável em seu setor.
- Confiabilidade: Uma identidade corporativa cuidadosamente elaborada e cultivada ajuda a padronizar a apresentação visual da sua marca em todos os canais, como e-mail, mídia social etc.
- Autoridade: Uma forte identidade corporativa o diferencia da concorrência e torna sua marca facilmente reconhecível por meio de design, comunicação e ação.
A identidade corporativa implica a necessidade de usar uma abordagem unificada no design de produtos publicitários e comerciais, uniformes e embalagens, materiais de PDV, etc. Sua principal tarefa é criar uma determinada imagem e formar um ideal correspondente a ela, o que desempenha um papel importante para a empresa.
O PAPEL DA IDENTIDADE CORPORATIVA NO MARKETING DA SUA EMPRESA
A identidade corporativa no marketing desempenha várias funções: As principais delas são as funções da imagem, identificadora e diferenciadora.
- A função de imagem da identidade corporativa é criar e manter uma imagem única, atraente e reconhecível da empresa, projetada para ajudar a aumentar seu prestígio e fortalecer sua reputação no mercado. Até o momento, os especialistas comprovaram que a percepção positiva da imagem visual da empresa pelo público-alvo é transferida para seus produtos.
- A função identificadora da identidade corporativa se manifesta no fato de identificar visualmente produtos e publicidade, indicando sua conexão com uma determinada empresa.
- A função diferenciadora se reduz à capacidade do estilo corporativo de distinguir os produtos da empresa e sua publicidade de toda a massa de análogos do mercado, atuando como uma espécie de “transportador de informações”.
Outros elementos da identidade corporativa que são importantes do ponto de vista da construção e promoção da imagem da empresa no mercado incluem emblemas, slogan corporativo, normas internas da empresa, um comunicador permanente (a cara da empresa) e outros componentes.
A UTILIZAÇÃO DA IDENTIDADE CORPORATIVA COMO COMPONENTE DA IMAGEM DA EMPRESA
Em sentido geral, entende-se por imagem da empresa a imagem que se desenvolve na cabeça dos consumidores e demais stakeholders em relação à empresa, suas atividades, bens e serviços por ela oferecidos. A imagem positiva da empresa é uma de suas vantagens competitivas e facilita seu acesso aos recursos.
Até o momento, a identidade corporativa é considerada um meio bastante poderoso de criar uma imagem positiva da empresa. Acredita-se que a identidade corporativa deva necessariamente representar várias características da imagem corporativa da organização. Com seu uso adequado, é capaz de aumentar significativamente o número de consumidores da marca, tornando a publicidade da empresa mais atraente e vibrante.
A identidade corporativa atua como uma personificação visual da imagem da organização e transmite seus valores básicos em forma de áudio-gráfico.
CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA IDENTIDADE CORPORATIVA
O processo de desenvolvimento de uma identidade corporativa adequada e, em certa medida, refletindo a imagem da empresa, consiste em várias etapas sucessivas. As principais etapas de sua criação são:
- Elaboração de um brief que conte sobre a empresa, o mercado e recomendações para o desenvolvimento da identidade corporativa.
- Definição do conceito e estratégia de identidade corporativa (seleção e formulação das principais ideias que estão na base da imagem da empresa, que devem reflectir-se na identidade corporativa).
- Elaboração de uma ideia sobre os elementos da identidade corporativa).
- Solução visual mediada pela escolha de cores corporativas, fontes e outros objetos gráficos.
- Desenvolvimento de um logotipo exclusivo que seja fácil de lembrar para os clientes.
- Desenvolvimento de outros elementos da identidade corporativa.
- Compilar um brand book que identifique o estilo da empresa.
- Fornecendo proteção de patente para identidade corporativa.
Vale ressaltar que criar uma identidade corporativa não é uma tarefa fácil. Muitas empresas usam os serviços especializados para resolvê-lo. As melhores soluções de serviços você encontra aqui. Estes serviços o ajudarão a evitar muitos erros, como inconsistência de design com as especificidades da empresa, uso de fontes e cores selecionadas incorretamente, e incapacidade de criar uma imagem coerente com todos os componentes.