Como saber se estou na profissão certa? Dicas essenciais

Com o ano de 2022 ainda no início, novas possibilidades aparecem e, então, você pode se perguntar: “Ei, como saber se estou na profissão certa?” Na superfície, parece uma pergunta boba.

No entanto, se você não gosta do que está fazendo, não gosta do que está vendendo ou não consegue cumprir a missão de sua empresa, deve ser óbvio que você está no emprego errado.

Para a maioria de nós, porém, a satisfação profissional não é preto no branco. Não gostamos do trabalho, mas amamos as pessoas.

Pulamos da cama todas as manhãs, mas às vezes sentimos que estamos nos afogando. Alguns dias estamos nos divertindo muito; outros dias estamos entediados até às lágrimas.

Então, como você sabe se está no caminho certo na carreira? Aqui estão quatro sinais claros que mostram que você está realmente na carreira certa, mesmo que não pareça assim.

Outras pessoas amam o trabalho

Pessoas felizes na profissão certa

Olhar em volta. Esta é uma carreira que os outros aspiram? As outras pessoas estão felizes, avançando, ganhando dinheiro? Outras pessoas amam o trabalho? Se sim, então talvez o problema não seja a carreira.

Talvez o problema seja você.

Estamos tão acostumados a ouvir que uma carreira deve ser exatamente o ajuste certo para o nosso tipo de personalidade, porque é aí que está o caminho para a felicidade.

No entanto, os testes de personalidade são notoriamente inúteis quando se trata de escolher qual carreira se encaixa em você.

Com certeza, um teste de personalidade bem projetado pode ajudá-lo a identificar seus pontos fortes, fracos e motivações e, consequentemente, ajudá-lo a responder à pergunta: “como saber se estou na profissão certa”.

Ele pode fornecer uma lista de carreiras que correspondem a esses atributos, para que sua pesquisa tenha um bom ponto de partida.

Por exemplo, você pode trabalhar diretamente no nicho de corretor de imóveis para imobiliária, vender bem, gostar do que faz, mas devido a algum bloqueio mental, está achando que está no lugar errado.

Saber essas coisas pode ajudá-lo a tomar uma decisão consciente em sua escolha de carreira.

Você está fazendo sacrifícios

Você está abrindo mão de tempo pessoal, tempo familiar, gastos recreativos, encontros, festas, tudo por causa de sua carreira? Por que você está fazendo isso exatamente?

Há uma diferença entre fazer sacrifícios porque o trabalho foi deturpado para você e você será demitido se não ficar até tarde, e fazer sacrifícios porque o tempo está voando e você está trabalhando em algo importante.

Se uma carreira não atinge nenhum de seus gatilhos de paixão pessoal, sim, provavelmente é um fracasso.

Mas, se está funcionando para você em algum nível, o suficiente para que você esteja preparado para fazer sacrifícios por isso, então importa se a carreira não pousar no meio do diagrama de Venn de sua vida?

Às vezes, ajuda considerar as coisas que o deixam satisfeito do que os outros interesses que você pode estar perdendo devido à sua carreira.

Se você gosta de marketing, é bom nisso e está ganhando a vida com isso, continue no ramo. No mínimo até encontrar algo que supere isso.

Você tem a síndrome do impostor

Na síndrome de impostor, toda vez que te pedem para dar um passo à frente, você fica ansioso como o pior tipo de medo do palco. Então, você constantemente sente como se estivesse sobrecarregado, não acenando, mas se afogando.

Mas, apesar do sucesso óbvio, você simplesmente não será capaz de aceitar que é digno de toda essa conquista. Portanto, ninguém está imune à síndrome do impostor.

Contudo, a síndrome do impostor é realmente a coisa ruim que os especialistas dizem que é? A resposta contraintuitiva é não. A síndrome do impostor pode, de fato, ser a chave para se manter motivado e se sair incrivelmente bem em sua carreira. Considere o seguinte:

Os impostores minimizam suas realizações, mas isso significa que eles devem ter algo para se gabar em primeiro lugar! Mantenha um registro de suas vitórias para se lembrar de como você está indo bem nessa carreira. Use-o como uma verificação da realidade sempre que tiver a sensação de que “a grama é mais verde”.

Os impostores estabelecem uma meta muito alta, se você está definindo metas ambiciosas, isso significa que você se recusa a se limitar. Então, se você está lutando, isso significa que você está tentando alcançar algo.

Desse modo, você está motivado para conseguir mais nesta carreira e isso vale a pena proteger, seja ela gestão de marketing para médicos, corretor de imóveis ou até médico ortopedista.

Você quer o emprego do seu chefe

Se você não tem certeza sobre o seu trabalho, mas o trabalho do seu chefe está deixando você verde de inveja, isso é um sinal claro de que você está no caminho certo.

Isso significa que você pode se visualizar no topo da árvore profissional neste setor e está procurando crescimento ascendente.

Dessa maneira, pessoas no trabalho errado tendem a olhar na direção oposta: em direção à saída mais próxima.

O desafio não é deixar que seu atual status subalterno o arraste para baixo. Se você está ficando bravo porque não está crescendo rápido o suficiente, ou (horror dos horrores) seu chefe tem menos experiência do que você, isso pode levá-lo a abandonar uma carreira que poderia ter sido boa para você.

Querer mais autoridade agora não é motivo para jogar sua carreira em um ônibus. Com bastante paciência, tempo e planejamento, o trabalho do seu chefe pode um dia ser seu.

Você pode ter esse desejo mesmo sendo um médico ortopedista de sucesso e tendo um salário relativamente adequado.

Por fim, não vai se você jogar fora a oportunidade porque você é uma lenda em sua própria mente, respondendo à pergunta “como saber se estou na profissão certa?”.

Considerações finais: Como saber se estou na profissão certa

Ter a sensação de que uma carreira pode não ser para você não é uma coisa negativa. É uma coisa boa, porque força você a avaliar o que você tem e o que pode estar faltando.

A satisfação com a carreira não é tão clara quanto gostaríamos que fosse.

Então, realmente não há muitas pessoas que acordam felizes todos os dias, cantando incondicionalmente elogios à sua empresa.

Na maioria das vezes, você precisa cortar o barulho para descobrir se está investindo seu tempo e talentos com sabedoria.

Desse modo, você pode escolher o que fazer nesta vida e deve a si mesmo escolher conscientemente, em vez de abandonar o navio prematuramente.

Tente aplicar esses sinais à sua carreira, e então dê um passo na direção certa para responder à pergunta “como saber se estou na profissão certa”.