Web design B2B: é assim que funciona com o site perfeito

Os sites B2B são claramente diferentes dos sites B2C. Porque os visitantes do site do ambiente de trabalho estão interessados ​​em soluções para problemas operacionais. Para isso, é necessário encontrar tecnologias ou no que refere criação de sites o processos que sejam profissionalmente eficazes no longo prazo. Portanto, não se trata de satisfazer uma necessidade de consumo rápido como é o caso de muitos sites B2C. É por isso que um site de sucesso com um site de B2B parece diferente.

Diferenças entre marketing B2B e B2C

Web design B2B

Como um marketing B2C ( marketing business-to-Costumer) é chamado de marketing entre empresas e consumidores. Essa forma de marketing se concentra em compradores privados. Principalmente os bens de consumo são comercializados aqui. Sua distribuição é geralmente um processo de várias etapas que inclui produção, transporte, comércio e vendas. Como o comércio online vem ganhando importância há anos , há uma queda cada vez maior no comércio.

As inclinações pessoais dos compradores em potencial geralmente levam a uma compra no B2C, motivo pelo qual as empresas têm de desenvolver estratégias complexas para tornar sua oferta interessante. O contato entre empresas e compradores nas vendas B2C é principalmente indireto – por exemplo, por meio do site e de uma loja online.

O marketing B2B ( marketing business-to-business), por sua vez, refere-se ao marketing entre duas ou mais empresas. Esse marketing, portanto, não é direcionado a compradores ou usuários finais, mas a compradores para empresas. No marketing B2B, promover produtos e/ou bens de consumo também são vendidos com menos frequência. Em vez disso, soluções para vários problemas operacionais são geralmente buscadas aqui. Essas soluções podem ser tecnologias, processos, melhores práticas, dados técnicos ou mesmo bens industriais.

É claro que as empresas têm interesses diferentes dos compradores privados. As empresas não querem satisfazer as necessidades dos consumidores de curto prazo. Em vez disso, procuram soluções de longo prazo que às vezes são precedidas por longos processos de tomada de decisão. Os contratos concluídos diretamente de empresa para empresa são padrão nas vendas B2B.

A maior diferença além do grupo-alvo é o objetivo das duas formas de marketing. O marketing B2C consiste em tornar a marca o mais conhecida possível. O marketing B2B, por outro lado, trata de gerar o maior número possível de leads . Isso significa que, no marketing B2B, as partes interessadas devem ser transformadas em clientes. Um site profissional e moderno é provavelmente a parte mais importante do marketing B2B atualmente. Porque esta é a única forma de se encontrar como empresa, de se apresentar no mercado e de se apresentar sob uma determinada luz.

Por que o conhecimento sobre o público-alvo é tão importante

Já limitamos aproximadamente o grupo-alvo para marketing B2B a outras empresas. Mas é claro que esse conhecimento básico não é suficiente para planejar e implementar um site de sucesso. Além disso, é necessário um conhecimento mais detalhado do grupo-alvo específico da empresa. Caso contrário, o conteúdo publicado no site B2B permanece muito vago ou mesmo há dificuldades no processo de tomada de decisão sobre qual conteúdo deve encontrar seu caminho para o site. Um bom método é limitar o grupo-alvo em diferentes “estágios de consciência”.

Isso se refere aos estágios em que os tomadores de decisão se encontram ao visitar um site B2B. É sempre sobre a consciência do problema que essas pessoas têm. Dependendo das ofertas da empresa, faz mais ou menos sentido oferecer conteúdos para todos ou apenas alguns “estágios de consciência”.

Para tornar tudo mais tangível, listamos cinco estágios típicos de consciência do problema em que os tomadores de decisão podem se encontrar ao visitar o site:

1. Inconscientemente:

O visitante do site nem sabe que tem um problema. O conteúdo certo no site esclarece fundamentalmente e como uma introdução a um tópico sobre vários problemas em determinadas áreas. Isso cria uma consciência do problema e o visitante percebe que talvez deva agir.

2.Ciente do problema:

O visitante já está ciente do problema. No entanto, ele não conhece as soluções. O conteúdo, que apresenta diversas possibilidades e explica suas respectivas vantagens e desvantagens, aprimora a visão sobre o tema. O visitante reconhece qual solução é melhor para ele. Claro, essa deve ser a opção oferecida pela empresa.

3. Consciente da solução:

O visitante já sabe que existe uma solução ótima para o seu problema. Em seguida, ele o procura – também em seu próprio site B2B. O conteúdo que cria consciência de como a solução oferecida aqui é relevante atingiu o alvo. O visitante deve então ter a sensação de que exatamente essa possibilidade é a que procurava.

4. Consciente do produto:

O visitante já sabe que deseja uma determinada solução para si mesmo. No entanto, ele gostaria de obter mais informações sobre isso. Folhas de dados, por exemplo, ou estatísticas orientadas ao produto e outros dados são necessários. O conteúdo correspondente no site tem como objetivo fornecer uma base de comparação.

5. Atento ao tópico geral:

Um visitante completamente esclarecido e atento ao tópico conhece seu problema, soluções possíveis e vários provedores. Além disso, ele já conhece os detalhes das opções oferecidas pela própria empresa. O que ele espera ou espera são ofertas específicas, descontos e comparações com a concorrência que o ajudem a tomar decisões e a acelerá-las.

Qual conteúdo vale a pena?

O grupo-alvo individual muitas vezes não pode ser limitado a um estado de consciência. Não é incomum que o conteúdo seja questionado sobre todos os estágios de consciência. Na maioria dos casos, entretanto, a ponderação faz sentido. O certo é que, se você tiver muito conteúdo nas duas últimas etapas, estará exposto principalmente a uma comparação de preços. Aqueles que, por outro lado, também criam consciência do problema e apresentam soluções detalhadamente, também atraem pessoas menos informadas. A densidade de informações pode gerar um salto de fé, que no final do dia pode ser útil para vender sua própria solução.