Mercado Financeiro

Como gerar boleto com códigos de barras

Emitir boleto recorrente com códigos de barras é uma necessidade de muitas empresas para não perder a venda e conseguir atender os clientes que optam por esta forma de pagamento.

No entanto, o boleto bancário ainda é uma incógnita para muitas pessoas que empreendem, sendo, inclusive, questionado se vale a pena devido ao custo, além da inadimplência.

A verdade é que o boleto bancário é o meio de pagamento preferido de muitos consumidores, principalmente devido à segurança, já que não há necessidade de incluir dados do cartão de crédito nos sites para efetuar compras. Além disso, outro motivo é que, pagando via boleto, o limite do cartão de crédito do cliente não fica comprometido.

Mas olhando para o lado do lojista, o boleto também pode ser uma saída muito interessante, principalmente para casos de cobrança recorrente.

Sendo assim, este conteúdo tem por objetivo apresentar alguns dados sobre boleto bancário, porque ele é importante para sua empresa e, principalmente, como gerá-lo de forma rápida e eficaz.

Dados sobre boleto

gerar boleto com códigos de barras

O boleto bancário com código de barras foi criado com o objetivo de facilitar os pagamentos e aumentar a segurança tanto do lojista quanto do cliente. Ele surgiu por meio de uma instrução normativa do Banco Central em outubro de 1993, onde determinou os procedimentos para a cobrança eletrônica de pagamentos.

No Brasil, a FEBRABAN é a entidade responsável por padronizar os boletos e, assim, garantir que todas as instituições bancárias sigam e respeitem essas diretrizes. O objetivo disso é oferecer um método de pagamento seguro e confiável às pessoas.

Apesar de o PIX estar assumindo o topo da lista dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros, o boleto bancário esteve nesta posição até 2020, de acordo com uma pesquisa do E-commerce Brasil e do Sebrae, divulgada no site Valor Econômico em 2019.

Uma pesquisa mais recente, feita pela Fiserv, empresa de tecnologia, e divulgada pela CNN Brasil em julho de 2021, o ranking teve uma mudança, mas ainda deixou o boleto bancário entre as 4 primeiras posições.

  • Cartão de crédito e débito (28%)
  • PIX (22%)
  • Carteiras digitais (11%)
  • Boleto bancário (9%)
  • Dinheiro em espécie (8%)

A grande verdade é que isso depende muito do nicho que você atua e do perfil do seu cliente. A depender do que você comercializa, seu público pode preferir um ou outro meio de pagamento. Sendo assim, a ideia principal para conseguir atender a todos é oferecer uma diversidade desses meios a fim de não perder nenhuma venda.

Por que oferecer este meio de pagamento?

O primeiro ponto a se levar em consideração aqui é o fato de o boleto bancário ser um dos meios de pagamentos mais democráticos hoje no Brasil. Mesmo aqueles que não tem conta em banco podem comprar da sua empresa optando por este meio, afinal, o pagamento do boleto pode ser feito até mesmo nas lotéricas e com dinheiro em espécie.

Outro fator é que, mesmo com a possibilidade de um cliente efetuar a compra  e não pagar o boleto, é necessário considerar este meio de pagamento visando o baixo custo operacional.

A taxa cobrada ao gerar boleto com código de barras é consideravelmente mais baixa que as praticadas pelas operadoras de cartão de crédito. Além disso, alguns bancos costumam oferecer descontos às empresas que aderem a essa solução para aumentar as possibilidades de oferta.

Ainda como fator motivacional, a chegada das fintechs passaram a proporcionar ainda mais vantagens às empresas que desejam vender via boleto bancário. A Cora, conta digital PJ gratuita, por exemplo, não cobra nenhuma taxa para você gerar boleto com código de barras. Ou seja, caso você seja correntista da startup, é possível vender seus produtos ou serviços e receber 100% do valor quando seu cliente concluir o pagamento.

Como gerar boleto com códigos de barras?

Sabendo das vantagens do boleto, provavelmente você tenha ficado ainda mais interessado em saber mais como oferecer este tipo de pagamento na sua empresa, certo? Pois bem, há duas principais formas de emitir boletos, seja diretamente com um banco ou então com um sistema de cobrança e pagamentos.

Para emitir o boleto por meio de uma instituição bancária, sua empresa vai precisar ter uma conta em banco vinculada ao CNPJ. No entanto, nem sempre essa é a única exigência, pois, a depender da instituição que você escolher, é necessário que seu contrato tenha esse serviço incluso.

Um fator negativo desse tipo de contrato é que, para emissão de boleto via banco tradicional, todo o processo é feito manualmente, até mesmo a inserção dos campos. A situação fica ainda mais complicada em casos de cobranças recorrentes, onde é preciso gerar um novo boleto a cada mês.

Agora, se você contar com um processo automatizado, as coisas passam a ficar bem mais simples. Como já foi dito anteriormente, a Cora oferece esse serviço e tem algumas vantagens, como: 

  • Emissão de boletos com a agilidade e simplicidade;
  • Possibilidade de gerar boleto com código de barras únicos ou recorrentes em poucos minutos pelo app da Cora;
  • Dinheiro liberado na conta em até 3 dias úteis Após a confirmação de pagamento;
  • Possibilidade de acompanhar os recebimentos de todos os boletos gerados direto no aplicativo.

Agora, confira como é realmente simples gerar seu boleto pelo aplicativo da Cora: 

  1. Acesse o aplicativo Cora
  2. No menu superior, clique em “cobrar”;
  3. Você terá a opção de emitir um boleto com QR Code Pix ou não;
  4. Também terá a opção de emitir à vista ou parcelado;
  5. Escolha emitir boleto para novo contato ou para um contato salvo anteriormente;
  6. Escreva o nome do cliente;
  7. Escolha a opção pessoa física ou pessoa jurídica;
  8. Digite o documento do seu cliente (CPF ou CNPJ);
  9. Digite o valor do boleto;
  10. De um nome à cobrança;
  11. Se desejar, pode adicionar uma descrição;
  12. Escolha uma data de vencimento;
  13. Confirme as informações do boleto e clique em confirmar;
  14. Pronto, o seu boleto foi gerado! 

É necessário destacar que esse processo é exclusivo da Cora, afinal, cada instituição financeira tem a liberdade de criar seu processo da forma que desejar.

No entanto, é sempre importante lembrar que o custo dessa solução pode impactar diretamente nos resultados da sua empresa, afetando sua lucratividade. Sendo assim, considere sempre empresas que oferecem essa opção de forma gratuita, como a Cora.