Como funcionam mapas mentais

Os mapas mentais são ótimas ferramentas para melhorar a produtividade nos estudos, no trabalho, para gerenciar os compromissos pessoais e profissionais com mais eficiência, ou seja, sua finalidade é diversa. 

Sua importância reside principalmente no fato que diariamente nossa mente processa diversas informações, ações, pensamentos e muitas delas precisamos lembrar, nesse momento, entra o mapa mental.

Nesse contexto, o mapa mental condensa em um espaço as informações mais relevantes, de forma que os conteúdos principais fiquem vinculados, alinhados e com sentido. 

Além disso, essas ferramentas ajudam na fixação de informações, para que o indivíduo lembre do que é importante, mas também possibilita um aprendizado integral. Você pode utilizar essas técnicas em praticamente qualquer área da sua vida, seja nos negócios ou até em exames de concursos militares

 A seguir, você terá acesso a todas as informações que precisa, desde o que é mapa mental, até a confecção de um, confira. 

Mapa mental: do que se trata?

Os mapas mentais são diagramas produzidos a partir de um tema central que vai abarcando variados conteúdos com sentido e relação a esse tema central. Cada ramo dessa ideia central, funciona como desdobramento da mesma.

Os mapas mentais ou como também é chamado mind mapa, pode ser confeccionado a mão em uma folha, ou pode ser confeccionado através de aplicativos e programas.

Geralmente, nos mapas mentais são utilizados cores e elementos distintos para desenvolver um conceito individual identificável.

Ademais, para produzir um mapa mental é preciso conseguir diminuir os conceitos a uma ou umas palavras chaves, que se trata da base dos mapas mentais. Feito isso, ramificações vão sendo formadas.

Por fim, os mapas mentais usam as habilidades do cérebro para interpretar conceitos lógicos, palavras, ritmos, imagens, cores, percepção espacial, além de dar liberdade para que a criatividade seja aflorada. 

Sendo assim, um mapa mental é capaz de resumir um conhecimento de maneira objetiva e clara, com elementos reduzidos e produzindo um painel visual.

Vantagens do uso de mapas mentais

Utilizar mapas mentais possibilitam diversas vantagens, incluindo:

  • Auxilia na memorização, fixação e aprendizado de informações, ideias e conteúdos;
  • A revisão de informações é rápida e eficiente;
  • Ajuda na solução e compreensão de impasses;
  • Informações e dados podem ser sistematizados por meio de mapas mentais, sendo de grande ajuda na administração de informações;
  • Auxilia na relação de conteúdos desconexos;
  • Ordena o pensamento de forma organizada;
  • Novos conceitos podem ser incorporados facilmente e a qualquer momento;
  • Os mapas mentais são de grande ajuda no contexto estudantil, mas também no contexto profissional;
  • Pode ser utilizado em sessões de brainstorming como ferramenta.

Como confeccionar mapas mentais

Como mencionado acima, para confeccionar mapas mentais, a pessoa pode escolher papel e canetas, ou fazer online por meio de sites e aplicativos, no entanto, a estrutura da técnica de confecção segue sendo a mesma.

Dependendo da finalidade do mapa mental, principalmente se for para estudos, o indivíduo pode escolher produzir o mapa mental à mão, utilizando papel e canetas coloridas, visto que estudos diversos demonstram que ao realizar anotações a mão, a memorização de conteúdos é mais eficaz.

Mas, se a pessoa não puder fazer um mapa mental a mão poderá fazer online, o importante é estar atento a todo o processo de confecção para ir assimilando e fixando os conteúdos e revisar sempre que possível.

Então, para produzir mapas mentais, é preciso:

Determinar uma temática principal

A temática principal deve estar no mapa mental como título, escrito com letras grandes e no centro do papel, para definir esse título considere do que se trata o mapa mental e qual a sua finalidade.

Liste subtópicos importantes

Seu tema principal terá ramificações, até porque um tema tem outros pontos essenciais que devem ser considerados, colocados no papel e resumidos com poucas palavras.

Nesse contexto, escreva os subtópicos nas laterais da sua folha e cada um deve ser identificado com uma cor distinta, feito isso, puxe uma seta do título apontando para eles.

Essa diferença de cores irá ajudar na fixação dos conteúdos, uma vez que a memória irá reter as associações de conteúdos que se encontram vinculados por meio das mesmas cores.

Lembre-se que no momento de escrever os subtópicos você deve utilizar uma letra menor que a do título, para que a hierarquia de cada assunto fique clara.

Escreve os tópicos vinculados aos subtópicos

Escreva os dados vinculados a cada subtópico específico, usando outros subtópicos com palavras-chave, assim como na etapa anterior. Além disso, siga as cores usadas nos subtópicos centrais e anote com letras menores, e puxe setas baseadas nos subtópicos vinculados. 

Não esqueça que não existe limite para número de palavras puxadas, muito menos subtópicos de subtópicos.

Sequencie a organização dos agrupamentos

Por último, é essencial que ao estruturar integralmente seu mapa mental, você ordene em sequência os números para representar a ordem de dados que deverão ser memorizados.

Essa etapa é muito importante, uma vez que auxilia a organizar a sequência de conteúdos que você deve lembrar. 

Por exemplo, se o mapa mental se refere a um conteúdo de redação, numerar permite que você saiba o que fazer primeiro para não perder tempo e para que sua redação saia da forma que você deseja, e principalmente se for em uma prova com redação e questões, você administra seu tempo de forma eficiente.

Utilize um desenho em cada palavra-chave central

Mediante o levantamento e agrupamento de informações de forma hierárquica da sua temática, está na hora de memorizá-las. Uma maneira de guardar os agrupamentos, subtópicos e maneira que estão dispostos no papel é utilizar um desenho simples ao lado de cada palavra-chave central.

Por fim, os desenhos não necessitam ser extremamente elaborados, e sua vinculação com as palavras, deve fazer sentido apenas para você, até porque o mapa é seu e foi estruturado por você.

É necessário criatividade para montar um mapa mental?

A criatividade, ao elaborar mapas mentais se torna um fator secundário, porque serve para motivar o indivíduo a fazer e para que esteticamente fique bonito.

Os pontos principais de um mapa mental são facilidade e interatividade, com o tempo o indivíduo passa a desenvolver a criatividade que vai auxiliar na memorização. Mas, a sua criatividade pode residir justamente nas cores, formatos, desenhos.