Como consultar seu RG através do CPF

Em algumas situações, os seus documentos são solicitados e, por isso, você deve tê-los sempre nas palmas das mãos. Contudo, caso você seja pego desprevenido, é capaz de não os ter em mãos. Nesses casos, é possível que você se pergunte se há como consultar seu RG através do CPF. E a resposta é sim! Então, para saber mais desse assunto, é só conferir esse artigo.

Será que tem como consultar seu RG através do CPF? Em algumas situações, pode acontecer de você não possuir em mãos o número do RG e, para fazer inúmeras coisas, esse dado é requisitado. Então, se você quer aprender a consultar esse número de outras formas, é só continuar nesse artigo que iremos lhe dar algumas dicas.

O que é o RG?

consultar seu RG através do CPF

O Registro Geral, mais conhecido como RG, é um dos documentos mais importantes para qualquer cidadão. Note que falamos “cidadão” e não “adultos”. E isso acontece porque, mesmo pessoas mais jovens, menores de idade, devem possuir esse registro.

Afinal de contas, é somente a partir desse documento que você pode fazer a maior parte dos outros, que são tão essenciais quanto. O RG apresenta a identidade de cada pessoa registrada no Brasil e, por isso, é preciso sempre andar com ele em mãos.

Em suma, o RG possui as seguintes informações pessoais:

  • Nome completo;
  • Nome dos pais;
  • Data de nascimento;
  • Região onde nasceu.

Para que seja possível fazer o RG, é preciso responder o máximo de informações pessoais, além da necessidade de coletar todas as suas digitais. Esses dados ficam armazenados nos bancos de dados dos órgãos públicos, para que eles saibam que você existe.

Qual é a importância do RG?

O RG é importante para várias questões. Como o RG é o “Registro Geral”, ele tende a quantificar o número de habitantes de uma determinada cidade ou estado, por exemplo. Ou seja, a cada cidadão, atribui-se um número, que diz respeito ao nome e local de nascimento.

Dessa forma, em qualquer lugar que você for frequentar, será reconhecido como cidadão brasileiro. Para uma pessoa adulta, é fácil entender o porquê desse documento ser tão importante, pois ele é usado para praticamente qualquer cadastro.

O RG é solicitado para abrir conta em banco, obter cartão de crédito etc. Mas, e para uma criança, qual a necessidade? Para os menores de idade, o RG pode ajudar muito no caso de uma criança desaparecer, por exemplo.

Afinal de contas, como se terá as digitais, torna-se mais fácil de identificar. Fora isso, de acordo com o art. 226 da Constituição, é dever do estado dar proteção integral à criança e ao adolescente. Portanto, todas as crianças a partir dos seis meses devem obter o primeiro documento de forma gratuita.

O que é o CPF?

O CPF, por sua vez, quer dizer “Cadastro de Pessoa Física”. Trata-se de um documento feito pela Receita Federal, que serve para identificar aqueles que contribuem. Além disso, esse documento segue um padrão de sempre possuir 11 dígitos.

O RG, mesmo sendo um documento importante, pode mudar a numeração caso você mude de estado. Mas isso já não acontece com o CPF, pois ele é uma numeração única e imutável, salvo em casos de decisão judicial. Mas, na grande maioria dos casos, o CPF é o número que irá te acompanhar pela vida toda.

Cada número é único para uma pessoa. Não há como ter outra pessoa com a mesma numeração que a sua. Fora isso, se recomenda que crianças a partir dos 12 anos tenham o CPF, para que sejam incluídos na declaração de impostos dos pais.

E é pelo fato de o número do CPF ser imutável que se torna possível consultar o RG por intermédio desse documento. Então, agora que você já sabe disso, é só conferir os tópicos abaixo que iremos falar em detalhes sobre esse assunto.

Como consultar seu RG através do CPF?

Se você está se perguntando como consultar seu RG através do CPF, saiba que há mais de uma forma possível. Então, para facilitar o seu entendimento, iremos dividir em tópicos para que possamos abordar com mais detalhes cada passo a passo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Como consultar seu RG através do CPF pelo INSS?

O INSS, da Previdência Social, retém muitas informações pessoais a seu respeito. Lá estão cadastrados muitos documentos e, para acessar, você precisa do seu CPF, além de outras informações. Então, se você quer saber como consultar seu RG através do CPF pelo INSS, o que você deve fazer é:

  1. Acessar o site Meu INSS;
  2. Entrar no site usando o seu login e senha;
  3. Vá até a aba “Extrato Previdenciário (CNIS)”;
  4. Feito isso, irá aparecer os seus dados sobre o INSS;
  5. Aperte na opção “Dados”, onde, dentre outros documentos, constará o seu RG.

Como consultar seu RG através do CPF pelo celular

Todo mundo possui um celular, então, uma das maneiras mais fáceis de consultar o número do RG, com certeza é através desse dispositivo móvel. Para tanto, primeiro você deve baixar e instalar o aplicativo “Meu INSS” no seu celular.

Não podemos deixar de citar que o aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS. Assim que tiver resolvido isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Abrir o aplicativo do Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Em seguida, digite o número do seu CPF, sem pontos e traço;
  4. Informe a sua senha cadastrada;
  5. Ao entrar no aplicativo, aperte no ícone dos “três risquinhos”, situado no canto superior do seu celular;
  6. Fazendo isso, você vai abrir a aba menu e, depois, selecione a opção “Meu Cadastro”;
  7. Em seguida, é só rolar até encontrar os dizeres “Identidade”;
  8. Nessa aba, você vai encontrar vários documentos seus, inclusive o RG.

Viu como é fácil? Contudo, para poder fazer esses dois procedimentos, é preciso que você tenha um perfil cadastrado. Agora, caso você já tenha cadastro no site, você deve utilizar o mesmo para acessar pelo aplicativo, por exemplo.

Não é necessário criar dois cadastros para acessar em cada dispositivo. Apenas um é o suficiente.