Saiba 7 dicas de como manter o gerenciamento do seu negócio ecológico

A discussão sobre o aquecimento global e problemas ecológicos causados pelo homem, tem provocado repercussões nos hábitos de consumo. O debate sobre a incorporação de temas ecológicos em seu negócio deixou de ser uma opção e se tornou indispensável.

Isso porque, as pessoas têm se preocupado cada vez mais com o impacto que o próprio consumo pode causar no meio ambiente e nas desigualdades sociais.

Deste modo, os consumidores passaram a optar por fazer negócios e se associar com empresas que garantam a menor interferência possível.

Inclusive, por essa razão, cursos de gestão comercial ead estão enfatizando a importância de um gerenciamento sustentável nas empresas. E isso diz respeito à administração de todos os impactos que a companhia causa no ambiente e na sociedade.

Assim, se você também deseja saber como alavancar o seu negócio por meio de uma gestão mais ecológica e sustentável, continue a leitura!

Importância de fazer a gestão do seu negócio ser mais ecológica

Uma empresa que possui estratégias gerenciais sustentáveis é um negócio que ao mesmo tempo em que busca por maneiras efetivas de conquistar mais lucratividade e estabilidade financeira, também se preocupa com os principais problemas que assolam o planeta, como:

  • Mudança climática;
  • Desigualdade salarial;
  • Exploração de recursos naturais;
  • Poluição;
  • Questões de direitos humanos;
  • Injustiça racial, entre outros.

Assim, muitas empresas e faculdade de vendas e marketing têm treinado os seus gestores a organizar as ações comerciais para que elas foquem em estratégias englobando as principais questões sociais, ambientais e lucrativas.

Pois, a adoção de iniciativas organizacionais mais sustentáveis é capaz de contribuir e melhorar todo o desempenho dos negócios e ajudar na construção de uma reputação muito mais positiva para a marca.

Na realidade, estudos comprovam que as instituições investindo neste tipo de estratégias – que podem ser aprendidas na faculdade de vendas online – são mais rentáveis e bem-sucedidas no mercado, bem como, são consideradas pelo público mais éticas.

Como a sua empresa pode estar desperdiçando recursos naturais?

Uma das maiores preocupações dos gestores de uma empresa é garantir a redução dos custos gerados pela instituição.

No entanto, o que muitos ignoram é que esse gasto, que é muito estudado no curso de empreendedorismo ead, pode abranger diversos outros aspectos do negócio.

Pois, ainda que o foco normalmente esteja no desperdício dos recursos financeiros investidos, outros tipos de gastos também são capazes de causar prejuízos igualmente danosos para o ambiente, para o aspecto humano e para a reputação da marca.

Para se ter uma ideia, alguns dos maiores desperdícios de recursos naturais originados nas instituições comerciais geralmente são consequência de uma má administração dos resíduos.

Outros responsáveis pelo desperdício torna-se a gestão inadequada de estoque, do uso desregulado de energia ou água, da falta de investimento na monitoração das métricas da empresa, entre outras.  

Isso porque, essas ineficiências podem acabar provocando um consumo exagerado e desnecessário de recursos naturais limitados, aumentando a produção de lixo e a poluição do ar e do ambiente como um todo.

Assim, além de interferir na eficiência da marca, esses problemas internos podem causar grandes repercussões na estabilidade financeira dos empreendimentos – que podem ser estudados no curso de gestão financeira empresarial.

Isso acontece porque a preservação desses recursos pode diminuir os custos gerais, a emissão de gases tóxicos, o risco de problemas relacionados à saúde dos funcionários, etc.

Formas de fazer uma administração comercial mais sustentável

Enquanto as instituições comerciais têm procurado incessantemente por maneiras de tornar o negócio mais lucrativo de forma imediata, poucas gestões estão investindo em ações que permitam o crescimento a médio e longo prazo, como é o caso da gestão sustentável.

No entanto, o que muitos desses empresários ignoram é que nem todos os benefícios obtidos pela administração ecológica precisam ser colhidos com o tempo.

Na realidade, muitas estratégias produzem resultados bastante instantâneos, afinal de contas, marcas sustentáveis é o que os consumidores mais têm procurado nos últimos tempos.

Segundo um estudo realizado pela Futerra, cerca de 96% dos consumidores entrevistados acreditam que as suas escolhas individuais causam impactos no ambiente e na sociedade. 

Por isso, a escolha das empresas em que consomem influência diretamente no meio ambiente como um todo.

Assim, se você deseja fazer com que a sua marca seja considerada eco-friendly e aliada à proteção do meio ambiente, é fundamental implementar ações de marketing ecológico e outras estratégias gerenciais que tornem a sua companhia mais sustentável. 

Tudo isso pode ser feito por meio da:

  1. Avaliação dos impactos ambientais causados pela sua organização

O primeiro passo para tornar a sua empresa mais alinhada com as pautas ambientais é analisando os principais impactos que podem estar sendo causados pela marca, durante todo o processo produtivo.

A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é um processo contínuo que visa, não somente a atuação paliativa após a ocorrência de prejuízos ecológicos e sociais, mas a criação de uma estratégia que permite a prevenção e minimização do surgimento desses problemas.

A partir dessas análises a gestão fica apta a tomar decisões baseada em dados e estatísticas, o que permite mais eficiência na eliminação dos impactos negativos, pontos de vulnerabilidade dos processos e desperdícios associados às atividades do seu negócio.

  1. Construção de princípios sustentáveis com transparência

Os conceitos abordados na faculdade de gestão de pessoas o que faz podem ser muito valiosos no processo de construção e divulgação dos princípios de sustentabilidade da empresa, tanto dentro das próprias equipes, quanto para o público geral.

A transparência neste tipo de ação é importante para demonstrar como os processos da cadeia produtiva são efetuados por meio do desenvolvimento de produtos e serviços que se alinhem com a missão da empresa, de forma empática, responsável e confiável.

Além disso, essa é a melhor forma de garantir que os colaboradores sejam capazes de executar as ações e alcançar os objetivos de acordo com o planejamento estipulado, normatizando diretrizes e procedimentos que sejam embasados nos princípios sustentáveis.

  1. Adoção de meios mais sustentáveis

Muitas vezes na abertura e gestão de uma organização os empresários focam tanto na obtenção da melhoria na produtividade, que o uso indevido de recursos naturais dispensáveis acabam sendo explorados sem que os gestores estejam de fato atentos.

Isso não somente acaba trazendo gastos extras para a instituição, como também pode originar diversas ineficiências no processo de produção.

Por isso, é muito importante identificar os objetos, maquinários e processos que são utilizados na rotina da empresa e que podem ser substituídos por versões mais sustentáveis.

Um grande exemplo disso é a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led, que além de durar mais, também utiliza menos energia e, consequentemente, polui menos o ambiente.

Outra forma de otimizar a empresa é adotando a digitalização das documentações.

Isso permite a redução do consumo de papel, economiza espaço e materiais no arquivamento, melhora a segurança da empresa e dos funcionários e ainda traz mais agilidade para as ações diárias da empresa.

  1. Realização da gestão de resíduos

Durante um curso mba em administração hospitalar e gestão em saúde, os profissionais da área são bastante alertados sobre a importância do controle e administração dos resíduos produzidos no ambiente de trabalho.

Até porque, por se trabalhar com medicamentos e materiais biológicos, é muito importante garantir o descarte adequado para que seja possível evitar contaminações externas.

No entanto, o não cumprimento das determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista em lei, pode acabar sendo considerado um crime ambiental para as empresas de todos os segmentos de atuação.

Isso porque, todos os ecossistemas podem ser afetados pela destinação incorreta dos depósitos industriais.

Desta forma, muito além da separação dos lixos recicláveis dos não-recicláveis, é necessário que o descarte desses materiais não contamine o solo e a água, não seja capaz de disseminar doenças para as comunidades e trabalhadores dos centros de reciclagem.

  1. Busca de parceiros que possuam a mesma preocupação

Como o trabalho de uma empresa raramente se iniciará e terminará dentro desta mesma companhia, de nada adianta se empenhar para tornar o seu negócio mais sustentável se, diariamente, são feitas parcerias com instituições que não seguem a mesma filosofia.

Por isso, para que uma marca seja de fato considerada sustentável é fundamental que os negócios onde os insumos são comprados, instituições responsáveis pelo transporte dos produtos e todos os serviços terceirizados tenham a preservação ambiental como foco.

  1. Inclusão dessas ações para toda a equipe

No entanto, não basta que o gerenciamento empresarial esteja empenhado em tornar o negócio mais ecológico se os trabalhadores não são incluídos em todas as etapas desse processo.

Por isso, a gestão de recursos humanos se faz primordial para o sucesso dessas ações.

A integração das equipes nos projetos desenvolvidos auxilia na compreensão sobre a importância e os benefícios que esses esforços são capazes de proporcionar para o meio ambiente, para o ambiente de trabalho e para o bem-estar dos próprios trabalhadores.

Além disso, essa é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com os funcionários, promovendo o engajamento e as iniciativas.

  1. Implementação de políticas de conscientização

O desenvolvimento de atividades e programas de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, por meio de palestras e cursos informativos dentro e fora do ambiente de trabalho é extremamente importante para uma gestão sustentável.

Isso porque, desta forma é possível treinar colaboradores mais responsáveis, construir uma imagem positiva para a empresa, tornar as atividades internas otimizadas e produtivas, protegendo os recursos e atraindo clientes que compartilham dos mesmos ideais.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.