Como funciona o financiamento de imóveis

Você está considerando a compra de uma casa nova? Excelente decisão em! Separamos tudo sobre como funciona o financiamento de imóveis, vamos começar com o básico e respondendo todas as perguntas frequentes de um financiamento imobiliário no Brasil.

Não se preocupe, pegamos o conteúdo mais atualizado do mercado para você dar os primeiros passos com seu financiamento e quem sabe ter a casa nova em breve.

Como funciona o financiamento de imóveis?

Quando você faz o financiamento de um imóvel, você está essencialmente pedindo emprestado o dinheiro que você precisa ao banco ou instituição financeira. Porém, será cobrado juros sobre esse empréstimo. 

O financiamento pode ser uma ótima maneira de entrar no mercado imobiliário, especialmente se você não tiver a quantia total de dinheiro economizado para pagar à vista.

Quando a maioria das pessoas pensa em comprar uma casa, a primeira coisa que vem à mente é o pagamento de entrada. Então nossa primeira pergunta para esse texto seria: “quanto de dinheiro eu preciso dar de entrada no meu imóvel?”  

A resposta padrão seria 20% do valor do imóvel, seja ele um terreno, casa ou apartamento. Essa é uma pergunta que vem sendo feita pelos proprietários de casas há anos. E o valor da entrada gira em torno de 20% do valor do empreendimento. 

No entanto, há algumas coisas a se ter em mente ao financiar uma casa. Primeiro, você precisa ter certeza de estar trabalhando com um credor respeitável que oferecerá taxas de juros e condições competitivas. Você também vai querer ter certeza de que pode pagar os pagamentos mensais, que incluem tanto o principal quanto os juros desse empréstimo.

Então se você quiser saber mais como funciona o financiamento de imóveis, não deixe de ler os próximos tópicos.

O que é o financiamento imobiliário?

Ok, então você decidiu comprar um imóvel. Parabéns! Você está prestes a embarcar em um dos maiores investimentos de sua vida. 

Quando você financia um imóvel, é importante assumir um compromisso de longo tempo. Lembre-se que o dinheiro emprestado será pago com juros, você pode pagar o dobro, triplo e quádruplo do seu imóvel. 

O credor lhe dará um empréstimo após avaliar os riscos da operação, ou seja, você precisa ser aprovado. Após aprovado você acordará o tempo que normalmente é entre 5 e 30 anos.

Durante esse tempo, você fará pagamentos mensais ao credor, que incluirá tanto o principal (o montante do empréstimo) quanto os juros (o custo do empréstimo desse dinheiro). Uma vez que o empréstimo for pago integralmente, você será proprietário do imóvel livre e liberado.

Tipos de financiamento imobiliário para você

O financiamento de um imóvel pode ser um processo complicado, mas é importante compreender os diferentes tipos de financiamento disponíveis. 

Aqui está uma rápida visão geral de como funciona o financiamento de imóveis dos 3 principais tipos:

  1. Hipotecas: Uma hipoteca é um tipo de empréstimo que você contrai para comprar um imóvel. Os termos da hipoteca serão baseados no preço de compra do imóvel, o adiantamento que você faz é sua pontuação de crédito.
  2. Linhas de crédito: Uma linha de crédito é uma quantidade de dinheiro que está disponível para você tomar emprestado. A quantia que você pode pedir emprestado será baseada em sua pontuação de crédito e em sua capacidade de pagar a dívida.
  3. Empréstimos pessoais: Um empréstimo pessoal é um empréstimo que você contrai de um banco ou outra instituição financeira. O empréstimo será por um valor fixo e você terá que reembolsá-lo durante um período determinado.

O que você precisa para financiar um imóvel

O financiamento imobiliário não é tão simples quanto parece. Existem vários documentos que você precisará apresentar para fazer o seu pedido.

Além disso, você deve ter em mente que o banco ou instituição financeira avaliarão o seu orçamento antes de conceder o empréstimo. 

Para tal, deverá ter em conta:

  • Capacidade financeira comprovada através da apresentação dos últimos três salários;
  • Declaração de rendimentos e Renda disponível;
  • Documentos relacionados com a identificação do solicitante.

Por isso, se quiser obter um financiamento para comprar a sua casa dos sonhos, prepare-se para providenciar estes e outros documentos que possam ser necessários.

Como escolher a opção certa de financiamento imobiliário

Primeiro, avalie se realmente precisa de um financiamento imobiliário. Se não conseguir pagar à vista, há outras maneiras de obter financiamento a curto e médio prazos.

Depois, analise as taxas de juros dos diferentes tipos de empréstimo disponíveis e decida quais são melhores para o seu orçamento. Você também deve considerar as possibilidades de refinanciamento e a flexibilidade que um empréstimo oferece quanto aos seus termos.

Por último, mas não menos importante, é sempre importante lembrar que você está lidando com um compromisso financeiro a longo prazo e que as consequências financeiras podem ser graves se não cumprir os pagamentos mensais, ainda mais com financiamento mediante a garantia de bens e imóveis. 

Portanto, avalie cuidadosamente sua situação financeira atual antes de tomar essa decisão importante como essa.

Prós e contras do Financiamento Imobiliário

O financiamento imobiliário tem tanto prós como contras que você deve estar ciente. Por um lado, permite distribuir os pagamentos por um período de tempo mais longo, o que pode torná-lo mais acessível do que o pagamento de uma quantia fixa. 

Por outro lado, há uma chance de você ter que pagar mais juros ao longo do tempo, pois o empréstimo levará mais tempo para ser pago. Você também pode estar sujeito a uma penalidade de pré-pagamento se decidir pagar o empréstimo mais cedo. Por isso, estude seu contrato com um especialista se preciso.

É importante considerar estes prós e contras antes de decidir se o financiamento imobiliário é adequado para você e sua situação. 

Certifique-se de fazer sua pesquisa e conversar com um especialista se você não tiver certeza sobre qualquer coisa relacionada ao financiamento de seu imóvel. Se tiver mais dúvidas deixe um comentário aqui e responderemos assim que possível.