Eritritol composição: Qual é e quais são seus principais usos?

Será que o adoçante eritritol faz mal ou ele é realmente mais seguro que os outros? O que é afinal este adoçante? Vamos explorar como o corpo lida com ele, se tem calorias, como usar nas suas receitas e qual é a eritritol composição. Além disso, será que ele possui benefícios?

Antes de entender sobre eritritol composição, é bom também entender sobre o que é, de fato, esse tipo de adoçante. Eritritol é um adoçante natural que possui moléculas híbridas entre álcool e açúcar e, por isso, é considerado um poliálcool. Isso ocorre, no entanto, devido à sua configuração química e não possui etanol em sua composição.

Este tipo de adoçante possui muitas vantagens em relação à sacarose, já que tem quase o mesmo potencial de adoçamento que o açúcar de mesa, mas sem prejudicar a saúde. No entanto, este tipo de poliálcool se difere dos outros pois é o único que não possui calorias.

Quer saber mais sobre eritritol composição, seus usos e também seus possíveis riscos? Continue lendo nosso artigo e descubra mais sobre esse adoçante que pode ajudar você a substituir o açúcar normal e viver uma vida muito mais saudável e menos calórica.

Eritritol composição: Do que é feito esse adoçante?

O eritritol é um álcool de açúcar encontrado em frutas e vegetais. O adoçante é chamado de poliálcool pois sua estrutura química está entre a molécula de álcool e a molécula de açúcar e apresenta 68% de doçura em relação à sacarose.

Este tipo de adoçante natural é solúvel e produzido para fins comerciais, de forma que sua obtenção ocorre a partir da fermentação das moléculas do açúcar simples, processo chamado dextrose, que, por sua vez, é derivado do milho.

O eritritol é utilizado nas dietas de quem deseja substituir as calorias e os efeitos colaterais da sacarose e pode ser encontrado em alguns alimentos e bebidas industrializados, pois os ajuda a reter umidade.

Um dos principais motivos que levam as pessoas a recorrer a este poliálcool é a quantidade de calorias que ele possui. Enquanto a sacarose tem 4 calorias por grama, o eritritol tem cerca de 0,24 calorias por grama. Já o xilitol, outro poliálcool, tem cerca de 2,4 calorias por grama.

Eritritol faz mal ou é seguro?

Agora que você entende sobre eritritol composição, é ideal que pense sobre as vantagens e desvantagens que ele oferece. Muitas organizações e instituições confirmaram, mediante a estudos, a segurança em consumi-lo. 

Em 1990 o adoçante foi liberado para consumo em alimentos no Japão. Já em 2002 a Organização Mundial da Saúde – OMS – confirmou sua segurança e em 2001 o órgão U.S. Food and Drug Administration – FDA – também publicou estudos alegando a segurança ao ser ingerido.

É importante ressaltar que uma das principais características do eritritol é sua rápida absorção pelo intestino delgado e rápida evacuação pela urina, de forma que a quantidade que chega ao cólon é mínima para causar efeitos laxativos, ao contrário de outros tipos de poliálcool.

Para quem tem dúvidas quanto à introdução desse adoçante na rotina alimentar e quer saber se o eritritol faz mal, a recomendação é que o indivíduo comece consumindo aos poucos e em quantidade pequena, de forma que aumente gradualmente o seu consumo. Em relação à sacarose, o eritritol se mantém como um adoçante alternativo que é efetivamente mais saudável.

Quais são seus usos?

Agora que entende os riscos que ele pode oferecer e sabe sobre eritritol composição, podemos mencionar algumas de suas utilidades. Sendo assim, esse adoçante pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e até mesmo em grandes farmácias de forma refinada ou em cristal, podendo ser consumido como o açúcar comum.

Este poliálcool também pode ser usado em conjunto com outros adoçantes de baixo índice calórico, como estévia (stevia) e aspartame que possuem gostos residuais mais amargos. Se combinados, a refeição irá apresentar um sabor superior ao uso individual dos adoçantes mencionados, oferecendo uma vantagem econômica.

Agora que entende tudo sobre eritritol composição, que tal implementar ele em sua dieta? Tenha uma vida muito mais saudável e aproveite todos os benefícios e usos que o eritritol pode oferecer para você.